ZEBRA TECHNOLOGIES AUMENTA VOLUME DE NEGÓCIOS EM ÓLEO E GÁS, IMPULSIONADA PELAS DEMANDAS
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
A velocidade do processo de digitalização no setor de óleo e gás passou para a quinta marcha durante a pandemia de Covid-19. O movimento já beneficia empresas que fornecem tecnologias para a indústria petrolífera, como é o caso da Zebra Technologies. A companhia diz que já percebe um aumento significativo da procura do segmento de O&G por soluções voltadas à transformação digital. “A pandemia mostrou que a digitalização, além de trazer benefícios para os negócios em termos de tecnologia, também pode ser uma ferramenta de segurança e de saúde para os colaboradores”, comentou o engenheiro de vendas da Zebra Technologies no Brasil, Levi Lima. O executivo contou, por exemplo, que a demanda pela linha de tablets industriais disparou no último ano, em virtude da digitalização de processos antes feitos de forma manual pelo setor. Durante a entrevista, Lima também disse que a empresa lançou recentemente soluções específicas para o mercado petrolífero, como um sistema de localização em tempo real para gestão de pátios de grandes dimensões e uma linha de produtos para automação de processos de produção e carregamento. Por fim, o entrevistado falou ainda sobre as perspectivas da Zebra Technologies para outros setores importantes, como os de mineração e elétrico.
O setor de óleo e gás já vinha em uma pegada de digitalização antes mesmo da pandemia. Esse movimento, ao seu ver, será acelerado ainda mais no pós-Covid? Como a Zebra avalia isso?
A pandemia colocou o mundo todo em uma avançada fase de digitalização, impulsionando de maneira generalizada a aceleração da transformação digital. Não foi diferente com o setor de óleo e gás. A Zebra é uma empresa com tecnologias totalmente voltadas para a transformação digital – mobilidade, coleta automática de dados, RFID [identificação por radiofrequência], IoT [Internet das Coisas], sistemas de localização, plataformas de monitoramento e gestão. Assim, temos visto um aumento significativo da procura de nossas soluções dentro da indústria de óleo gás, com diversos usos inéditos. A pandemia mostrou que a digitalização, além de trazer benefícios para os negócios em termos de tecnologia, também pode ser uma ferramenta de segurança e de saúde para os colaboradores.
Gostaria que falasse mais sobre o fato de a Zebra já sentir um aumento da procura por fornecimentos de tecnologias digitais por parte do setor de óleo e gás.
O aumento tem sido expressivo. A demanda por nossa linha de tablets industriais disparou no último ano, com a digitalização de processos antes feitos de forma manual pelo setor, como alerta de manutenção, operações de abastecimento, mobilidade em campo, entre outros. Vimos também as empresas do setor olhando para soluções inovadoras, como o uso de RFID para a gestão de ativos, EPIs para os funcionários e, até mesmo, de sistemas completos de localização indoor para a gestão em tempo real de suprimentos específicos para a segurança do trabalhador.
Quais são as perspectivas de crescimento e novos negócios dentro do mercado de óleo e gás brasileiro?
Temos uma expectativa grande para essa vertical. Este ano, no Brasil, investimos em um time focado para atender contas estratégicas do setor. Também estamos criando materiais específicos sobre nossa linha de produto voltada para a indústria de óleo e gás. Nos últimos dois anos, com a alta na demanda no setor, diversificamos a implementação das nossas soluções na área. Em se falando de tecnologia, desenvolvemos novas soluções que se adequam às necessidades do mercado de óleo e gás. Por exemplo, a Zebra criou, no ano passado, uma divisão de SAAS com soluções de comunicação e gestão de trabalho em campo com ampla aderência às demandas da indústria de óleo e gás.
E qual será o planejamento e a estratégia da empresa para avançar e conquistar novos contratos dentro da indústria petrolífera?
Além do time focado em contas estratégicas do setor, temos trabalhados de forma específica nossas linhas de produtos que tem aderência a essa vertical e promovido eventos virtuais sobre tais tecnologias e como elas podem ajudar na transformação digital do [setor de] óleo e gás. Também estamos fazendo um trabalho com nossos parceiros que atendem a indústria, capacitando-os para entender nossas tecnologias e explicando como as soluções da Zebra podem contribuir para o aumento de produtividade e de ganhos operacionais dos nossos clientes.
Existem planos de desenvolver ou lançar novas soluções específicas para o mercado de óleo e gás?
A Zebra está, constantemente, desenvolvendo tecnologias de visibilidade e rastreabilidade, sempre focando nos setores que atendemos, incluindo a indústria de óleo e gás. Lançamos dispositivos específicos para a área e outras correlatas, como o robusto L10. Estamos trazendo também soluções de localização em tempo real para gestão de pátios de grandes dimensões, como os de óleo e gás. Elas vão reduzir de forma drástica as filas de caminhões dentro das refinarias e pontos de coletas, por exemplo. Além disso, lançamos em maio nossa linha de produtos Machine Vision, que vai permitir uma total automação nos processos de produção e carregamento. Ainda elimina validações visuais dentro da produção de cilindros, por exemplo. A inovação está no DNA da Zebra e a vertical de óleo e gás faz parte da nossa estratégia de negócios. Estamos sempre trazendo novidades com o objetivo de levar a produtividade dos nossos clientes a outro patamar.
Por fim, poderia também comentar, de forma geral, sobre as oportunidades que a companhia enxerga nos setores de eletricidade e mineração?
Dentro da vertical de Utilities, o setor de eletricidade, é, para a Zebra, um dos principais mercados. Atualmente, temos um market share bem expressivo neste setor, com soluções específicas para aplicações como: on site billing, manutenção em campo, gestão de ativos e automação de centro de distribuição. Para essas operações temos uma linha completa com impressoras portáteis, dispositivos móveis robustos, leitores de código de barras e RFID.
No caso do setor de mineração, o vemos da mesma forma que o mercado de óleo e gás. Ou seja, vimos uma crescente procura por soluções de digitalização e temos soluções que podem ser aplicadas com sucesso dentro dos clientes do setor. Temos também colocado esforços para o crescimento de negócios dentro desta vertical.
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