BRASIL CONCLUI ENTREGA DE NOVA CARGA DE URÂNIO ENRIQUECIDO PARA ARGENTINA

articleA estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) concluiu no início desta semana a entrega de uma nova carga de urânio enriquecido para a Argentina. O insumo será usado pelo país vizinho para abastecer a Usina Nuclear de geração de energia de Atucha e o pequeno reator Carem-25.

O Petronotícias já havia antecipado na última semana que a nova carga, produzida na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ), seria entregue à Argentina. Esta foi a terceira venda de urânio enriquecido aos argentinos nos últimos quatro anos.

A operação de transporte foi planejada pela INB e coordenada pelo Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). O deslocamento da carga contou com o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC-N), do Ministerio da Justiça e Segurança Publica, em Brasília.

Hoje, a Argentina possui três reatores nucleares gerando cerca de 5% da eletricidade no pais. Seu primeiro reator comercial de energia nuclear começou a operar em 1974. Conforme noticiamos recentemente, apesar de toda crise provocada pelo coronavírus, a Argentina está pronta para fazer a retomada da construção do CAREM-25 e também de uma instalação de armazenamento a seco de combustível usado, bem como a reforma da usina nuclear Atucha 1.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of