ATLAS RENEWABLE ENERGY INVESTIRÁ EM NOVA USINA SOLAR PARA A PRODUZIR ENERGIA EM LARGA ESCALA PARA A DOW

frfrrfA empresa Atlas Renewable Energy, uma das líderes em energia renovável na América Latina, e a multinacional americana de ciência dos materiais Dow, anunciaram a assinatura de um contrato de produção de energia solar em larga escala no Brasil. O fornecimento será feito por meio da usina solar fotovoltaica Jacarandá, localizada em Juazeiro, na Bahia. O contrato prevê o fornecimento anual de mais de 440 GWh para atender prioritariamente a Dow durante 15 anos, a partir do primeiro semestre de 2021.

A usina solar de Jacarandá terá capacidade instalada de 187 MWp e contará com mais de 450 mil módulos. Ela irá gerar energia suficiente para suprir parte considerável das necessidades energéticas da fábrica de Aratu, da Dow. De acordo com o consumo médio de uma família brasileira, a quantidade de energia gerada seria suficiente para atender a uma cidade de 750 mil habitantes. Além disso, a planta irá evitar a emissão de aproximadamente 35 mil toneladas de CO2 por ano, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo World Resources Institute que segue o método usado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e está alinhado ao Global Emissions Inventory da Dow. O volume de emissões de CO2 que será evitado pode ser comparado à retirada de circulação de 36,8 mil veículos das ruas de São Paulo.

O contrato para fornecimento de energia renovável contribui para as metas de sustentabilidade da Dow, como parte do compromisso da companhia de utilizar 750 MW de sua demanda de energia a partir de fontes renováveis até 2025. A Dow também anunciou recentemente metas adicionais de redução de carbono, que buscam reduzir suas emissões anuais em 15% no período de 2020 a 2030. Isso representa uma redução de 5 milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos, em outro passo significativo para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Atualmente, a Dow é referência em energia limpa na indústria química e uma das 25 maiores corporações globais em uso de energia renovável (ranking BNEF), com contratos para energia eólica, solar, hidrelétrica, biomassa e gases provenientes de aterros sanitários.

A usina solar Jacarandá será projetada, construída e operada pela Atlas Renewable Energy, cujo histórico e experiência tem posicionado a empresa como um fornecedor essencial no segmento de energia renovável na América Latina. No mercado brasileiro, a companhia tem expandido sua presença, onde se estabeleceu com mais três usinas no Estado da Bahia e outra planta no Ceará: São Pedro (67 MW), Sertão Solar Barreiras (117 MW), Engenheiro Manoel de Andrade, anteriormente conhecido como Juazeiro (167MW), e Sol do Futuro (81 MW).

A usina Jacarandá fará uso da subestação digital da usina solar Engenheiro Manoel de Andrade, uma inovação na indústria solar brasileira introduzida pela ddwddsddsdAtlas Renewable Energy em 2019. Além disso, o projeto Jacarandá fará uso de módulos bifaciais, tecnologia de ponta em energia solar. Esses painéis solares absorvem a radiação nas faces dianteira e traseira, otimizando a conversão fotoelétrica e aumentando, dessa forma, a eficiência geral da usina.

Claudia Schaeffer, diretora global de negócios da Dow para Energia & Mudanças Climáticas, disse que “A Dow tem o prazer de fazer parcerias com os principais produtores de energia limpa, como a Atlas Renewable Energy, enquanto trabalhamos para reduzir a intensidade de nossas emissões e apoiar projetos que adicionam maior contribuição renovável e diversidade à rede/matriz. Além da paixão por um futuro com menos carbono, nossas empresas compartilham o compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança que incentivam o ggtgtggtgcrescimento econômico e o desenvolvimento social para as comunidades onde atuamos.”

Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy,  lembrou que  “A Atlas tem se posicionado como parceiro estratégico para grandes consumidores na América Latina para atendê-los com energia limpa, ajudando-os a reduzir suas pegadas de carbono e a reduzir custos. Nosso objetivo é criar soluções competitivas de energia limpa para nossos clientes, desenvolvendo e implementando novos projetos de energia renovável de classe mundial e agindo de forma responsável com as comunidades locais. Esperamos continuar apoiando a Dow e outros usuários de energia em todo o Brasil e na América Latina para reduzir sua pegada de carbono e sua conta de luz.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of