APROXIMAÇÃO DE PUTIN E XI JINPING RESULTA EM INVESTIMENTOS DE US$ 400 BILHÕES EM NOVO GASODUTO LIGANDO A RÚSSIA À CHINA

ggdgsAs  lideranças políticas chinesas e russas  intensificaram a colaboração política e econômica ao longo dos últimos anos.  Relações preocupantes com o Ocidente em geral e principalmente com os Estados Unidos. Este movimento  está cada vez mais levando Pequim e Moscou aos braços um do outro. As economias dos países são altamente complementares, o que é uma oportunidade para maior integração. Enquanto a China se tornou a fábrica mundial e uma importante potência tecnológica, a Rússia é extremamente rica em termos de energia e minerais.

As vantagens óbvias levaram ao importante acordo de investimentos de US$ 400 bilhões em um “gasoduto da Sibéria” para a exportação de gás natural do extremo leste da Rússia para o norte da China. Além desse sucesso, a Gazprom e Moscou vêm  pressionando pelo oleoduto “ Power of Sibéria-2”,  da Sibéria imageshjhhjOcidental até a região chinesa de Xinjiang. A proposta foi recebida com uma resposta morna de Pequim, porque a região já está bem abastecida com gás da Ásia Central. No entanto, devido à pandemia de Coronavírus e ao plano ajustado da Gazprom, o projeto Power of Siberia-2 está ganhando força. As relações da Rússia com o Ocidente foram derrotadas após a crise na Ucrânia e a anexação da Crimeia. Desde que Moscou reafirmou que não é politicamente isolado, cada vez mais se envolve com seu gigante vizinho asiático. O problema, no entanto, é que a maioria das capacidades de exportação da Gazprom termina na Europa. Girar para a China, portanto, seria essencial para diminuir a dependência.

aqasddA proposta inicial da Gazprom na região de Altai e no oeste da China foi substituída pela “alternativa da Mongólia”, com capacidade anual de 50 bcm. A recente afirmação vem de Moscou,  que acredita ter a sua posição no mercado-chave da Europa ameaçada.  A pandemia de Corona aumentou ainda mais a pressão. De acordo com Alexander Gabuev,  membro sênior do Carnegie Moscow Center, “a Gazprom vê que sua posição no mercado europeu está se deteriorando a longo prazo, devido à crescente concorrência e à pressão de alguns países para reduzir a dependência da Rússia. A Gazprom precisa comercializar gás dos campos de Yamal e Sibéria Ocidental, e a China é o grande mercado ao lado “. A China é essencial para a Rússia, o que pode ser visto no rápido rastreamento de investimentos da Gazprom em relação à ampliação do gasoduto Power of Siberia-1. Apesar das medidas de quarentena, cerca de 3.000 trabalhadores foram infectados com Corona, que estavam perfurando novos poços e construindo estações de energia e compressor.

Das duas partes, a Rússia está mais inclinada a fechar um acordo. Pequim, em teoria, tem mais opções devido à sua proximidade relativa aos grandes swsswsprodutores de gás natural e ao tamanho e potencial do mercado chinês. No entanto, desde que as relações da presidência de Donald Trump e a China se deterioraram fortemente, o que está empurrando Pequim e Moscou uma para a outra. As relações econômicas entre a Rússia e a China já estavam preparadas para crescer devido à complementaridade de suas economias.  Para Lin Boqiang, Reitor do Instituto Chinês de Estudos em Política Energética da Universidade de Xiamen, ”antes da situação atual entre a China e os Estados Unidos, a China planejava comprar muita energia dos Estados Unidos  por causa do acordo comercial. Mas agora a situação parece incerta e isso certamente encorajará a China a cooperar mais com a Rússia. ”

As alternativas para Pequim estão aumentando as importações da Ásia Central e do GNL. Ambos não são atraentes devido a razões diferentes. O GNL é enviado de países considerados politicamente hostis, como Estados Unidos e Austrália, ou as cargas precisam passar por gargalos, como o estreito de Malaca. No que diz respeito à Ásia Central, as importações da região diminuem o significado da Rússia de que uma opção para esta última melhoraria a segurança energética por meio da diversificação. Além disso, o gás natural da Sibéria é muito competitivo devido à diferença de   preço favorável .

aqaaqaO  Poder da Sibéria-1, levou quatro anos para assinar um contrato a partir do momento em que os termos e condições foram acordados. Além disso, a construção levou cinco anos após a assinatura do contrato de longo prazo. O poder da Sibéria-2 pode levar um período de tempo semelhante, o que significa que pode estar operacional por volta de 2030. A flexibilidade da Gazprom em considerar a rota da Mongólia oferece uma vantagem adicional. O gás russo poderia ser fornecido à capital altamente poluída Ulan Bator, que está entre as cidades mais poluídas do mundo. A pobreza e um orçamento estatal relativamente pequeno,  descartam grandes projetos de energia que trariam combustíveis mais limpos para as cidades da Mongólia. O gasoduto Power of Siberia-2, portanto, é uma oportunidade única. No entanto, os maiores beneficiários seriam China e Rússia, porque o oleoduto poderia solidificar ainda mais a integração política e econômica da segunda maior economia do mundo com o maior produtor de energia do mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of