CRESCIMENTO DA VENDA DE CIMENTO MOSTRA MAIS UM SINAL DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA

aqaqaqaaO crescimento da economia apresenta vários sinais positivos e um deles é o consumo de cimento no país. Em maio ele seguiu a tendência dos últimos meses e contou com um volume de vendas de 5,5 milhões de toneladas, 14% a mais do que em maio de 2020, segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). Entre janeiro e maio, houve um aumento de vendas de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, o crescimento acumulado entre janeiro e abril era de 20,8%, indicando uma pequena desaceleração de 1,5 pontos percentuais.  O volume de vendas por dia útil foi de 237,6 mil toneladas, um aumento de 11,2% em relação a maio de 2020 e praticamente manteve o mesmo desempenho em comparação a abril. No acumulado do ano (janeiro-maio), dentro deste critério, o crescimento é de 19,4% sobre o mesmo intervalo do ano passado. Este quadro se deve, principalmente, em função de uma base de vendas muito fraca no período de janeiro a abril de 2020. O efeito estatístico que favoreceu os percentuais de crescimento da atividade no primeiro quadrimestre tende, a partir de maio, a impactar negativamente os resultados até o final do ano.

Os principais indutores continuam sendo as obras imobiliárias – poucas ficaram paralisadas em maio  e as reformas residenciais e comerciais, conforme demonstram indicadores de vendas de lojas de materiais de construção. Mesmo com uma crise em alguns  segmentos da economia, o mercado imobiliário vive seu melhor momento desde 2014. Com a queda da taxa de juros no menor patamar histórico, a simplificação, a desburocratização e novas linhas de crédito tornaram a compra de imóveis mais  atrativa.

“O número de lançamentos aquém do necessário impõe cautela para o futuro, já que os estoques de obras estão diminuindo. É fundamental que haja a diversificação das fontes de demanda do cimento para a sustentabilidade da atividade. Se por um lado temos a continuidade das reformas imobiliárias, a manutenção do ritmo das obras e os recentes leilões de infraestrutura, de outro os altos índices de desemprego, a indefinição quanto as reformas estruturantes e uma crise hídrica que se avizinha são as grandes ameaças a serem superadas“, avaliou o Presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna (foto).

4
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Pedro TavaresLucianoDeco Bamba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Deco Bamba
Visitante
Deco Bamba

Qualquer zero a esquerda de crescimento neste pais, é um crescimento pois estamos a dois anos estagnados.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

A esquerda sempre é zero ou negativo

Luciano
Visitante
Luciano

Hummm… Tá bom bolsominion.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

No sistema de gráfico cartesiano ortogonal esquerda é zero ou negativo, ignorante