VARJO DESENVOLVE TECNOLOGIA QUE A SAAB VAI APLICAR NOS SIMULADORES DOS CAÇAS GRIPEN BRASILEIROS

rrfffrA Saab e a Varjo Technologies trabalham juntas em uma tecnologia de realidade virtual mista (XR), com resolução de olho humano, que será integrada a todos os simuladores Gripen E/F, aviões de caça comprados pelo Brasil para aparelhar a Força Aérea.  Além da maior resolução e campo de visão do mercado, a colaboração entre as empresas também trará inúmeras oportunidades de treinamento. A empresa finlandesa Varjo desenvolve tecnologias de realidade virtual e mista para uso profissional. A parceria com a sueca Saab proporcionou um grande avanço e será integrada a todos os simuladores do Caça Gripen E/F. Stefan Furenbäck, executivo da Saab, disse que  “Quando fizemos os primeiros testes com dispositivos comerciais, o feedback queswsws recebemos dos pilotos foi de que não era possível ler textos na realidade virtual por conta da baixa resolução. Esse problema deixou de acontecer com a tecnologia da Varjo.”

Durante o treinamento, é necessário que os pilotos consigam ler, enxerguem até os menores detalhes e tenham a sensação de estarem voando no mundo real. Até o momento, era necessário lançar mão de simuladores em formato de caverna ou cúpula para criar uma experiência em realidade virtual que proporcionasse o máximo de imersão possível para os pilotos. Contudo, esses equipamentos são grandes, caros e a construção dos sistemas de aqaexibição demanda muito trabalho, além de dificultar a sua movimentação.

Para o diretor Comercial da Varjo, Seppo Aaltonen(foto a esquerda),  “O trabalho com a empresa sempre ocorreu com tranquilidade e objetividade. Sabemos das necessidades dos dois lados e como solucionar os problemas tecnológicos em comum. São duas empresas com culturas semelhantes, que priorizam a inovação e estão sempre abertas a discutir sobre tudo.”

Os simuladores tradicionais em formato de cúpula têm uma tela plana e a visualização em 3D só acontece porferffe meio do uso de óculos especiais. Os equipamentos  de realidade virtual da Varjo contam com telas separadas para cada olho com recurso 3D integrado. Isso porque o display biônico baseia-se no funcionamento do olho humano, que vê em resolução ultra alta tudo o que está no centro do campo de visão e em resolução mais baixa o que se encontra em regiões periféricas, o que proporciona uma experiência em realidade virtual totalmente natural e de desempenho suave.

8U8U8Esse resultado é alcançando com a projeção de padrões na superfície dos olhos com LEDs infravermelhos monitorados por pequenas câmeras, permitindo que a resolução se adapte aos movimentos dos olhos. Assim, é possível alcançar resolução de olho humano sem o uso de supercomputadores para identificar para que ponto o olho humano está olhando em um determinado momento, uma vez que a potência máxima de computação está sempre direcionada ao ponto atual.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of