FÁBRICA DA VOTORANTIM CIMENTOS EM CANTAGALO RECEBE PROGRAMA DE ECONOMIA DE ENERGIA DA NEXWAY

votorantimA Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, reduzirá em 5.900 MWh o consumo anual de energia em sua fábrica de Cantagalo(foto), localizada no Estado do Rio de Janeiro, por meio de um projeto desenvolvido e implantado pela Nexway Eficiência, empresa do Grupo Comerc Energia. O projeto foi concebido após um estudo detalhado, que levou em consideração o consumo de energia e os equipamentos utilizados na unidade. Em seguida, foi realizada a substituição de parte dos motores por modelos mais modernos e eficientes, além da instalação de um novo transformador de potência e de novos painéis elétricos. O resultado foi a redução de 55% do consumo de energia dos equipamentos em questão e 6% de economia energética em toda a unidade.

Com o projeto, a fábrica de Cantagalo melhora a sua pegada ambiental e se torna ainda mais sustentável. Conforme projeção realizada pela Nexway, a unidade damarcel Votorantim Cimentos terá uma redução de emissões de 1.680 toneladas de CO2. Para o  CEO da Nexway Eficiência, Marcel Haratz (foto à direita), ao reduzir o desperdício e otimizar o consumo de energia elétrica, a economia é garantida. “E, por meio da eficiência energética, ainda é possível reduzir a pegada de carbono, contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente. A implantação de um projeto de eficiência energética sob medida como esse proporciona redução no consumo de energia da unidade e maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais modernos tem menos paradas não programadas”, disse.

cantagaloInvestimentos em projetos de eficiência energética são uma prioridade para a Votorantim Cimentos em todos os lugares em que opera. Nos últimos anos, em sua fábrica de Cantagalo, a empresa investiu na modernização dos equipamentos que realizam o coprocessamento – método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, reduzindo o uso de recursos naturais não-renováveis e, consequentemente, as emissões de CO2. Para o diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia, Álvaro Lorenz (foto principal), a busca pela eficiência energética é uma importante alavanca estratégica para a Votorantim Cimentos. “Além disso, a sustentabilidade é um dos nossos direcionadores de negócios, investimos em soluções que gerem impacto positivo para a nossa companhia e para a sociedade.”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of