NÍVEL DE TENSÃO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA REFLETE NO MERCADO MUNDIAL E DEIXA EUROPA PISANDO EM OVOS

otanO chefe da Otan disse que a Europa precisa diversificar seus suprimentos de energia, já que o Reino Unido alertou que é “altamente provável” que a Rússia, o maior fornecedor de gás natural do continente, esteja tentando invadir a Ucrânia. A União Europeia depende da Rússia para cerca de um terço de seu fornecimento de gás e qualquer interrupção agravaria a crise de energia existente. “Estamos preocupados com a situação energética na Europa porque demonstra a vulnerabilidade de ser muito dependente de um fornecedor de gás natural e é por isso que os aliados da OTAN concordam que precisamos trabalhar e focar na diversificação de suprimentos”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto principal).

A Rússia acumulou cerca de 120.000 soldados na fronteira ucraniana e exigiu que a aliança de defesa ocidental retire tropas e armas da Europa Oriental e impeça aucrania mapa Ucrânia, um ex-estado soviético de se juntar à Otan. Stoltenberg disse que a Otan não tem planos de enviar tropas de combate para a Ucrânia, não membro da OTAN, no caso de uma invasão russa, acrescentando que “estamos nos concentrando em fornecer apoio”. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu à Rússia que retire suas tropas e continue o diálogo com o Ocidente se for “sério” sobre a diminuição das tensões.

lavrovMoscou nega qualquer plano de invasão, mas disse no domingo que pedirá à Otan que esclareça se pretende implementar os principais compromissos de segurança, depois de dizer anteriormente que a resposta da aliança às suas demandas não foi suficientemente longe. “Se eles não pretendem fazê-lo, devem explicar o motivo”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (foto à esquerda), na televisão estatal. “Esta será uma questão-chave para determinar nossas propostas futuras.”

O chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, também rejeitou as advertências ocidentais sobre umasoldados invasão. “Neste momento, eles estão dizendo que a Rússia ameaça a Ucrânia – isso é completamente ridículo”, disse ele segundo a agência estatal de notícias Tass. “Não queremos guerra e não precisamos dela”. No entanto, isso não impediu o Canadá de anunciar que estava retirando temporariamente pessoal não essencial de sua embaixada na Ucrânia, mas disse que a embaixada permaneceria aberta.

Os Estados Unidos, que ameaçaram a Rússia com novas sanções sérias se invadir a Ucrânia, disseram que estão esperando uma resposta de Moscou. Diz que a Otan não se retirará da Europa Oriental ou impedirá a Ucrânia de ingressar na Otan, mas está preparada para discutir tópicos como controle de armas e medidas de fortalecimento da confiança. Dois importantes senadores dos EUA que trabalham em um projeto de lei disseram estar muito próximos de um acordo sobre uma legislação para sancionar a Rússia. As medidas incluem visar os importantes bancos russos e a dívida soberana, além de oferecer assistência mais letal à Ucrânia. Enquanto isso, o Reino Unido disse que apresentará nova legislação nesta semana para ampliar o escopo das sanções que pode aplicar esta semana para impedir o presidente russo, Vladimir Putin, de invadir a Ucrânia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of