WEBINAR DEBATERÁ O USO DO POTENCIAL NUCLEAR EM PAÍSES MENOS INDUSTRIALIZADOS

usinas nucleares: enegia estratégica

usinas nucleares: energia estratégica

Uma oportunidade para se conhecer melhor e debater as diversas aplicações pacíficas da  energia nuclear  está sendo organizada pela Associação Internacional de Energia Econômica (IAEE), uma organização global, sem fins lucrativos, para empresas, governos, acadêmicos e outros profissionais preocupados com energia e questões relacionadas na comunidade internacional. No dia 11 de julho, três profissionais de larga experiência no setor, Jeffrey Binder, Antonio Muller e Ted Jones, com a moderação de Ricardo Rainieri, estarão debatendo este tema numa webinar gratuita em todo mundo. Serão debatidas as oportunidades e os desafios nos países menos industrializados para o desenvolvimento de um plano e capacidades para o uso pacífico da energia nuclear e da geração de energia. Os usos pacíficos da energia nuclear vão muito além da geração de energia, que hoje responde por 10% do fornecimento total de eletricidade do mundo e é a segunda maior fonte de eletricidade com emissões desprezíveis de CO 2 durante sua operação. Além disso, nos últimos 70 anos, a energia atômica teve um impacto significativo na melhoria da vida humana na saúde, agricultura, preservação de alimentos, indústria e na compreensão do nosso mundo e universo.

A tecnologia nuclear é usada no diagnóstico e tratamento de câncer e outras doenças, câmeras de radiografia, irradiadores de sangue e esterilização por rádio de tecidostomografia-computadorizada_5751_l biológicos para o tratamento de várias condições; auxilia o desenvolvimento do conhecimento científico na compreensão e busca de soluções para questões ambientais, como mudanças climáticas e rastreamento de impactos ecológicos; no aumento da produtividade agrícola e na eliminação de doenças alimentares, como a redução da ameaça das moscas-das-frutas na América Latina; para diversas aplicações industriais como radiografia, medição de vazão e detecção de vazamentos na indústria e mineração, em operações de dragagem em portos e exploração espacial, entre muitas outras.

Veja os temas principais que serão debatidos:

A –  Como os governos devem interagir com a sociedade civil na análise e avaliação dos usos pacíficos da energia nuclear ?  Quais os benefícios e riscos dos usos pacíficos da energia nuclear devem ser comunicados à sociedade civil? Qual o papel da comunidade científica aqui?

westinghouse-smrB – Que medidas os países devem tomar para desenvolver capacidades e estar prontos para decidir sobre a construção de infraestrutura crítica para usos pacíficos da energia nuclear? Como a AIEA e outros países industrializados podem apoiar a capacitação em países menos industrializados?

C – Em muitos países, as instituições são fracas, o que pode ameaçar seriamente o sucesso e a segurança de qualquer programa de energia nuclear. Como os governos e a comunidade internacional podem se proteger desse risco, expondo a indústria mundial a um risco maior de queda? Como devemos lidar com a falta de capital humano, cientistas e especialistas na área?

D – A energia nuclear é uma solução realista e econômica para países menos industrializados, considerando os custos iniciais significativos de investimento e os períodos de construção. A chave de ativação dos SMRs é uma solução para países menos industrializados?

E – Quais são as características críticas da tecnologia ao decidir sobre as diferentes alternativas de tecnologias nucleares disponíveis no mercado e futuros SMRs?

F – Como podemos garantir que os padrões de segurança em sentido amplo foram aprimorados? As normas de segurança devem depender do desenvolvimento da

Ricardo Raineri

Ricardo Raineri

Antonio Muller

Antonio Muller

estrutura organizacional, além do projeto modernizado do reator?

Todo grupo que irá participar deste evento traz uma larga experiência no setor nuclear.  Ricardo Raineri , ex-presidente da International Association for Energy Economics, ex-ministro de Energia do Chile e presidente do Conselho da Companhia Estatal de Petróleo do Chile (ENAP); Jeffrey Binder tem mais de trinta anos de carreira em tecnologia de energia aplicada como colaborador de engenharia e ciência e líder de alto impacto. Suas experiências incluem tecnologia de reatores nucleares, energia renovável, materiais avançados/críticos e tecnologia de fabricação.  Ele propôs, construiu e liderou várias iniciativas de desenvolvimento de tecnologia em áreas como segurança de reatores nucleares, ciclo de combustível, produção de radioisótopos, materiais avançados/críticos, sistemas avançados de energia e tecnologia de fabricação;  Antonio Muller tem mais de quarenta e cinco anos de carreira no setor de energia com cargos executivos em mais de 20 anos na implantação de usinas nucleares em projeto, engenharia, construção e comissionamento no Brasil, e consultoria no exterior, no total de 2500MWe. A participação do Sr. Muller contempla também usinas termelétricas convencionais, usinas hidrelétricas e setor de óleo e gás em instalações offshore, mid-stream e on shore. Foi presidente de várias associações nucleares, como a Latin America Section of American Nuclear Association, presidente por 10 anos da Associação Nuclear Brasileira, com participação na World Nuclear Association e na World Nuclear University;

Ted Jones

Ted Jones

Ted Jones é diretor sênior de segurança nacional e programas internacionais no Nuclear Energy Institute, a organização

Jeffrey Binder

Jeffrey Binder

política da indústria nuclear em Washington, DC Especialista em mercados internacionais de energia e política de comércio nuclear, liderou iniciativas relacionadas à exportação de energia nuclear, incluindo acordos de cooperação nuclear, controles de exportação nuclear, financiamento de exportação, promoção de exportação e questões relacionadas.  Atuou como diretor de políticas do Conselho Empresarial EUA-Índia na Câmara de Comércio dos EUA.  Liderou uma campanha bem-sucedida para mudar a lei dos EUA e as regras internacionais para admitir a Índia no comércio nuclear comercial global.

Para se inscrever com antecedência para este webinar clique aqui (Link de inscrição); Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como participar do webinar. Para pré-instalar o software Zoom usado para visualizar este webinar, instale o software neste link: https://zoom.us/client/latest/ZoomInstaller.exe

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of