PRESIDENTE DO TURCOMENISTÃO VISITA A CHINA, AMPLIA FORNECIMENTO DE GÁS E GARANTE UM NOVO GASODUTO ENTRE OS DOIS PAÍSES

TURCOO presidente do Turquemenistão abriu 2023 com uma missão de homenagem à China. O objetivo mútuo é levar a cooperação tradicional a um nível novo que atenda às prioridades de desenvolvimento econômico e os interesses nacionais de cada uma das partes. A única área de grande importância para ambos os parceiros é a energia, através do fornecimento de gás. Em um artigo, o presidente turcomeno, Berdy Mukhamedov, revelou que o Turquemenistão forneceu à China, até o momento, mais de 350 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O combustível foi fornecido pelo gasoduto Turcomenistão-China, que começou a operar no final de 2009.  “O gasoduto tornou-se um exemplo de responsabilidade política, realismo econômico e abordagem perspicaz da liderança dos dois países na solução de questões globais de desenvolvimento de energia”.

A prioridade para o Turquemenistão é o compromisso contínuo, ou mesmo acelerado, de conclusão de uma quarta vertente, a chamada Linha D, para o gasoduto Turquemenistão-China. Em 2021, 34 bilhões de metros cúbicos de gás foram enviados do Turcomenistão para a China, o que dá uma ideia do que a infraestrutura existente pode gerenciar. Em 2022, foram 43,2 bilhões de metros cúbicos de gás entregues através do gasoduto Turquemenistão-China, embora isso também inclua volumes não especificados do Cazaquistão e Uzbequistão. A Linha D acrescentaria cerca de 30 bilhões de metros cúbicos de capacidade. E em outro detalhe importante, enquanto a rota existente atravessa o Uzbequistão e o Cazaquistão, o quarto oleoduto passará pelo Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão antes de chegar à província chinesa de Xinjiang.

Xi Jinping disse que os dois chefes de Estado se comprometeram a “acelerar a construção da Linha D do gasoduto Turcomenistão-China e outros grandes projetos conjuntos para intensificar a cooperação na indústria de gás”. Outra promessa foi a de que os sócios vão acelerar a segunda etapa de desenvolvimento de Galkynysh, o megacampo de gás turcomano de onde todo esse combustível deve vir. Os turcomanos operam formalmente Galkynysh.  A Rússia pode estar olhando para tudo isso com algum grau de satisfação. No início de fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin fez uma visita à China. Durante essa visita, a Gazprom da Rússia e a CNPC da China  assinaram um acordo de 25 anos para o fornecimento de 10 bilhões de metros cúbicos de gás por ano do Extremo Oriente da Rússia para a China através do gasoduto Power of Siberia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of