RAÍZEN E BR SUSPENDEM VENDA DE GASOLINA DE AVIAÇÃO APÓS ALERTA DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

RAÍZEN E BR SUSPENDEM VENDA DE GASOLINA DE AVIAÇÃO APÓS ALERTA DA PETROBRÁS

raizenA Raízen, joint venture formada por Cosan e Shell, e a BR Distribuidora anunciaram hoje (13) a suspensão de gasolina de aviação (AVGAS) depois de a Petrobrás interromper o fornecimento de um lote do combustível. A estatal é a única fornecedora de AVGAS tanto para a Raízen como para a BR Distribuidora.

Para lembrar, no último final de semana, a Petrobrás emitiu um alerta, dizendo que um lote de gasolina de aviação importado apresentou um teor de compostos aromáticos diferente dos demais. Ainda assim, a empresa disse que esse teor está de acordo com os requisitos de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O AVGAS é utilizado por aviões e helicópteros de pequeno porte. A suspeita é que a variação do teor de compostos aromáticos pode ter afetado o revestimento de tanques de combustíveis de algumas aeronaves – hipótese que ainda está sendo estudada.

Por isso, a BR Distribuidora suspendeu preventivamente a comercialização do produto e recomendou que revendedores de produtos de aviação e demais clientes também não vendam o AVGAS por enquanto. A mesma postura foi adotada pela Raízen.

A Petrobrás importa AVGAS  do Golfo do México desde 2018, quando a Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP), deixou de produzir o combustível. O setor onde o produto é fabricado passa por reformas, que sofreram atrasos por causa da pandemia de Covid-19. A previsão é que a produção na refinaria seja reiniciada em outubro deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of