FUNDO DE RECUPERAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA PREVÊ INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS PARA RECUPERAR NEGÓCIOS

edeeddeNo final de uma reunião especial de cinco dias do Conselho Europeu, os líderes da UE chegaram a um acordo hoje para emprestar conjuntamente 750 bilhões de Euros (US$862 bilhões) para responder à pandemia do coronavírus. O fundo de recuperação da UE, que será composto de 390 bilhões de Euros  em doações e 360 bilhões de Euros  em empréstimos, será anexado a um novo orçamento de sete anos de 1.074 trilhões de Euros, o Quadro Financeiro Plurianual (QFP). Isso eleva o pacote financeiro total a 1,82 trilhão de Euros.

O acordo  seguiu a apresentação da Comissão Europeia, no final de maio, de um pacote abrangente que combinava o futuro QFP e um esforço específico de recuperação no âmbito do seu plano UE de próxima geração.  Em um comunicado, o conselho disse que “Estamos saindo lentamente da aguda crise de saúde. Embora ainda seja necessária a máxima vigilância sobre a situação sanitária, a ênfase agora está mudando para mitigar os danos socioeconômicos. Isso requer um esforço sem precedentes e uma abordagem inovadora, promovendo convergência, resiliência e transformação. na União EuropeiaO plano é um pacote ambicioso e abrangente que combina o QFP clássico com um esforço extraordinário de recuperação destinado a combater os efeitos de uma crise sem precedentes no melhor interesse da EU.”

Sob o título Mercado único, inovação e digital , o plano inclui o projeto Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER). O “envelope financeiro” para a implementação do ITER em 2021-2027 será de, no máximo, 5 bilhões de euros. O envelope financeiro para a execução do programa Horizonte Europa para 2021-2027 será de 75,9 milhões de euros. “É necessário reforçar e ampliar a excelência da base científica e de inovação da União. O esforço de pesquisa, desenvolvimento e inovação será, portanto, baseado na excelência”, diz o comunicado.

Anunciando o novo acordo sobre o pacote de recuperação e o orçamento europeu, o Presidente do Conselho Europeu Charles Michel (foto) disse: “Negociamos sobre dinheiro. Mas, é claro, é muito mais que dinheiro. É sobre trabalhadores e famílias, seus trabalho, saúde e bem-estar. Acredito que este acordo será visto como um momento crucial na jornada da Europa, mas também nos lançará no futuro. De fato, é a primeira vez, a primeira vez na história da Europa que nosso orçamento estará claramente vinculado a nossos objetivos climáticos. Na primeira vez, na primeira vez em que o respeito ao Estado de direito for um critério decisivo para os gastos com orçamento, e na primeira vez, na primeira vez em que você reforça conjuntamente nossos economias contra uma crise “.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of