SHELL LIDERA UM PROJETO EM CINGAPURA PARA INSTALAR CÉLULAS DE HIDROGÊNIO PARA MOVER EMBARCAÇÕES DE TRANSPORTE
A Shell está trabalhando em um estudo de viabilidade com parceiros para o uso experimental de células de combustível de hidrogênio para navios. Cingapura será o primeiro palco das experiências que já estão projetadas. A petroleira está afretando um navio experimental e fornecerá o combustível de hidrogênio, enquanto a Sembcorp, de Cingapura, e sua subsidiária LMG Marin, projetarão a célula de combustível e reformarão o navio. A empresa de navegação Penguin International, com sede também em Cingapura, é proprietária do navio roll-on / roll-off, que transporta mercadorias, veículos e equipamentos em caminhões entre Cingapura e a fábrica da Shell, em Pulau Bukom, uma ilha próxima.
A meta é instalar a célula de combustível no próximo ano, quando a embarcação passará a operar por um período experimental de 12 meses. Nick Potter (foto principal), gerente geral da Shell para transporte marítimo e marítimo nas regiões do Pacífico Asiático e Oriente Médio, declarou: “Vemos as células de combustível e o hidrogênio como um caminho promissor para a descarbonização do transporte marítimo e trabalhar com parceiros desta forma desenvolverá nossa compreensão desta tecnologia crítica”.
O diretor-gerente da Penguin, James Tham (foto à esquerda), acrescentou que o hidrogênio é “uma nova fronteira em combustíveis alternativos para o transporte marítimo. Este teste é significativo para Cingapura e para a comunidade marítima em geral. O resultado vai se basear na adaptação de um RoRo que operamos para a Shell, pode rapidamente trazer muitos armadores para a vanguarda deste combustível alternativo.”
O Banco Mundial concluiu em um relatório recente que o hidrogênio e a amônia são os combustíveis zero carbono mais promissores do mercado. Cingapura também emergiu como um centro importante para o abastecimento de GNL, embora o banco tenha previsto que o GNL desempenharia apenas um papel limitado na descarbonização, uma conclusão que a indústria de abastecimento de GNL contestou. As pesquisas da própria Shell apontam os biocombustíveis e o GNL, e mais tarde o hidrogênio e as células de combustível, como os melhores meios de descarbonização do transporte marítimo. Ignora o metanol, baterias elétricas e a energia nuclear como opções.
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