GRUPO BRAFER COMEMORA 45 ANOS COM UM EXPRESSIVO AUMENTO NO FATURAMENTO MESMO EM ANO DE PANDEMIA
A Brafer, empresa paranaense e uma das referências em estruturas metálicas no Brasil no exterior, está comemorando 45 anos, com um um crescimento no faturamento surpreendente de 40%. Por isso, o motivo é de comemoração apesar das circunstâncias provocadas pela economia no mercado mundial. O faturamento ultrapassa a faixa de R$420 milhões. Somente no setor de galvanização, que antes da pandemia tinha apenas dois turnos, o crescimento foi de 30%, aumentando também a quantidade de turnos e, consequentemente, de contratação. A Perfiminas, por sua vez, que é uma empresa afiliada ao grupo, localizada em Juiz de Fora/MG, praticamente quadriplicou o crescimento desde que foi fundada, em 2017, e em 2020 fabricou e beneficiou cerca de duas mil
toneladas de aço por mês.
O presidente e fundador da empresa, Marino Garofani(foto principal), explica a que se deve o expressivo resultado. “A Brafer vinha estimando, desde 2016, entradas em novos mercados e também um crescimento gradual e anual. A pandemia afetou a empresa, principalmente no que é relacionado ao valor do aço, porém, graças ao fato de trabalharmos com atividades essenciais como infraestrutura, energia, construção civil, e outros, pudemos manter e até mesmo expandir nossa atuação. Vale ressaltar que todos os protocolos sanitários foram seguidos.”
Hoje a Brafer conta com quase 800 funcionários diretos na sede em Araucária, na filial do Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora, além de representantes em outros países. Indiretamente, são mais de mil empregos gerados. De todos esses, entre 10% e 15% foram gerados nos últimos anos, inclusive em 2020, quando a produção da empresa aumentou mais de 50% e cerca de 40 mil toneladas de estruturas metálicas que foram fabricadas, beneficiadas e montadas pela Brafer.
Os números da empresa em 2021 já projetam bons resultados. Em março de 2021, foi batido o recorde histórico de produção diária da empresa, com mais de 130 toneladas registradas. Março também foi responsável pelo recorde de fabricação de torres, que em toda a fábrica chegou a quase quatro mil toneladas, resultado 72% maior que na comparação com o mesmo período de 2019.
Para o diretor executivo da empresa, José Augusto Silva(foto a esquerda), os bons números refletem a aceleração econômica de alguns setores e a consolidação da Brafer em outros mercados: “Estamos em um momento de retorno econômico, o que faz com que diversas empresas retomem projetos que estavam estagnados. Para o setor produtivo como um todo, isso é ótimo, e para a Brafer também é muito bom, já que amplia a possibilidade de atuação de portfólio e mercado. Temos a meta ambiciosa de crescer mais 20% em 2021, e os resultados do primeiro trimestre mostram que é possível.”
O vice-presidente da Brafer, Luiz Carlos Caggiano(foto a direita), conta que desde 1977 a empresa já atuava além dos limites de Curitiba, algo que, 45 anos depois, chegou a todos os estados do Brasil e a seis países. “Um ano após a fundação, participamos dos projetos do Estádio do Café, em Londrina, e da ponte do Rio Piquiri, no oeste do Paraná. Com o passar dos anos e por utilizar tecnologia de ponta, fomos chamados para participações em países como Uruguai, Paraguai, Chile, Canadá, Estados Unidos e Angola, construindo ou exportando. É muito gratificante ver cada passo dessa trajetória.”
VAI FAZER UM ANO QUE FIZ UMA VISITA TÈCNICA A EMPRESA BRAFER EM ARAUCARIA, PUDE APRECIAR AL SUAS BELAS INSTALACOES PARA FABRICAR ESTRUTURAS METALICAS E PLANTA DE GALAVANIZACAO. DEU PARA PERCEBER A CAPACIDADE FABRIL QUE È TODO UM POTENCIAL. POREM SE FOI ALGO QUE ME CHAMOLU A ATENCÂO, FOI A CONTAMINACÂO EXCESIVA AO INTERIOR DAS NAVES DE FABRICACÂO,E PUDE OBSERVAR QUE TUDO PROVEM MAS QUE NADA DA PLANTA DE GALVANIZACÂO, ISTO POR DOI MOTIVOS,MA COMBUSTAO DOS QUEIMADORES NAO ADEQUADOS AO PROCESO COM UMA IMPRESIONATE FALHA NA INSTALACÂO E DEFICIENCIA QUE FOGE A TODA A TERMODINÀMICA, NAO VOU ENTRAR EN DETALHES… Read more »