IBAMA DEU SINAL VERDE PARA INÍCIO DA PRODUÇÃO DA P-71 E AUTORIZOU INSTALAÇÃO DO FPSO MARECHAL DUQUE DE CAXIAS
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu recentemente duas licenças importantes para a Petrobrás. A primeira delas autoriza o início de operação do FPSO P-71 (foto), no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos. O documento terá validade de oito anos. Como noticiamos, a Petrobrás tem a expectativa de iniciar a operação da plataforma ainda em dezembro.
Para lembrar, a P-71 já partiu rumo ao campo de Itapu no mês de outubro, após passar por atividades de comissionamento no estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo. A embarcação poderá produzir diariamente até 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. Além disso, a P-71 será capaz de armazenar 1,6 milhão de barris de óleo.
Além disso, o Ibama também concedeu a licença de instalação do FPSO Marechal Duque de Caxias, que será usado no campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos. A nova plataforma de Mero, que ainda está em construção, terá capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás por dia. A unidade deve produzir o primeiro óleo apenas em 2024.
Por fim, a Petrobrás recebeu também a licença do Ibama que autoriza o início da pesquisa sísmica no bloco de Aram, na Bacia de Santos. A atividade poderá ser realizada por meio da embarcação M/V Artemis Odyssey, da Westcon Geo, e dos navios de instalação de nodes Siem Dorado, da Siem Offshore, e Boka Tiamat, da Topaz Energy and Marine.
Deixe seu comentário