INÍCIO DA PRODUÇÃO DA P-71 PODERÁ SER ANTECIPADO PARA ESTE ANO

João-Henrique-Rittershaussen-1A diretoria da Petrobrás trabalha com a possibilidade de antecipar o início de produção da plataforma P-71 para este ano ainda. A informação foi revelada hoje (29) pelo diretor de desenvolvimento da produção da companhia, João Henrique Rittershaussen, durante teleconferência com investidores. Para lembrar, a P-71 será instalada no campo de Itapu e faz parte da família das plataformas replicantes. Atualmente, a unidade está em fase final de construção no estaleiro Jurong, no Espírito Santo.

Estamos com uma perspectiva de ter uma notícia muito boa em relação a P-71. Temos a perspectiva de sair com a unidade do estaleiro nos próximos dois meses. Se conseguirmos fazer isso, será possível antecipar o primeiro óleo da P-71 para 2022. Estamos com uma grande possibilidade disso acontecer”, declarou Rittershaussen. A P-71 terá capacidade de produção de 150 mil barris por dia. Como já noticiamos, a plataforma já conta com licença de instalação concedida pelo Ibama. Pelo cronograma divulgado, a ideia era que a embarcação tivesse seu primeiro óleo em 2023.

Recentemente, a Petrobrás também anunciou que o FPSO Almirante Barroso saiu do estaleiro Cosco, na China, em direção ao Brasil. Nesse caso, de acordo com Rittershaussen, a previsão de início de produção continua sendo 2023 e não há possibilidade de antecipação por questões logísticas e técnicas. A plataforma será a quinta unidade do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

Mesmo que pudéssemos chegar com o FPSO na locação antes, temos um recurso que é dedicado para a instalação do sistema de coleta da unidade. Esse recurso, o barco de lançamento de dutos rígidos, chegará à locação junto com a plataforma e foi contratado com um grande antecedência. Então, tanto o FPSO quanto o barco de lançamento estão sincronizados para chegarem juntos à locação”, detalhou. Já no caso da P-71, a interligação de poços é feita com linhas flexíveis, envolvendo assim um outro tipo de processo de instalação.

Além do FPSO Almirante Barroso, a Petrobrás tem ainda outras unidades previstas para 2023: Anna Nery, em Marlim, que também está em navegação para o Brasil; o FPSO Sepetiba, para Mero 2; e o FPSO Anita Garibaldi, que também será instalado em Marlim.

O diretor da Petrobrás lembrou ainda que a empresa tem, atualmente, 11 FPSOS em fase de execução. Outras duas unidades estão em contratação – Búzios 9 (P-80) e Búzios 10 (P-82).  “Recebemos as propostas em maio. Fechamos os preços do lote A, que visa a contratação da P-80, para Búzios 9, e estamos em processo de negociação do lote B”, completou. Os melhores lances realizados nessa concorrência foram apresentados pela Keppel Shipyard.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of