TOLMASQUIM DIZ QUE PETROBRÁS ATENDERÁ ATÉ 30% DO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO SUSTENTÁVEL
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Maurício Tolmasquim (foto), disse hoje (23) durante um evento promovido pela Universidade Columbia, no Rio de Janeiro, que a empresa terá unidades dedicadas à produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês). Ao todo, segundo o executivo, a empresa será capaz de produzir 34 mil barris por dia, o que representará 30% do atual mercado brasileiro.
O diretor lembrou que a Petrobrás terá uma unidade totalmente dedicada à produção de BioQAV na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), com capacidade para produzir 15 mil barris por dia (bpd) do produto. Já uma outra unidade no Polo Gaslub, no Rio de Janeiro, vai produzir 19 mil barris por dia.
Para lembrar, conforme o Petronotícias publicou nesta semana, a tecnologia para produção de BioQAV na RPBC será fornecida pela Honeywell UOP. O processo para produção do combustível foi projetado para converter óleos, gorduras e resíduos gordurosos em produtos de alto valor agregado, conforme detalhou o diretor de vendas da Honeywell UOP, Leon Melli.
Tolmasquim ressaltou ainda que o plano estratégico da Petrobrás até 2028 prevê investimento de US$ 1,5 bilhão em negócios de biorrefino, sem contar pesquisa e desenvolvimento, que contam com recursos em separado. Por fim, ele declarou que o biorrefino é um dos principais focos da Petrobrás em sua busca pela descarbonização de seus negócios, juntamente com investimentos em novos combustíveis e geração de energia renovável.
Chama os engenheiros químicos que estão na lista de espera concurso 2021. Já que todo o cadastro reserva já foram convocados.
“Samba no pé é não importar diesel, gás natural, fertilizantes e outros, a obrigação PRIMEIRA. Formar preços baratos em reais. Tornar o país competitivo. O amanhã e hoje.