A CANADENSE ENBRIDGE DIZ QUE LANÇAMENTO DE OLEODUTO DENTRO DE TÚNEL SOB O LAGO MICHIGAN É INEGOCIÁVEL

qaaqaqaA Enbridge Energy está avançando na construção de um túnel de 6,4 quilômetros de comprimento, 30 metros abaixo do leito do lago Michigan, para abrigar seu oleoduto Linha 5. A empresa disse que o oleoduto que cruza os Grandes Lagos é “inegociável” para o Canadá. O  governo de Justin Trudeau tem conversado com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para defendê-lo. Com a gigante canadense dos gasodutos e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, foram travadas  batalhas legais porque há um esforço do estado para desativar a Linha 5 da Enbridge. O  ministro canadense dos recursos naturais, Seamus O’Regan(foto a direita), disse que conversou em todos os níveis dos governos dos dois países, com  legisladores dos americanos,    realizando mais de 20 reuniões para buscar um acordo.  O’Reagan se recusou a dizer o que o Canadá faria se um tribunal ordenasse o fechamento da linha: “Nósswswswswd sinalizamos muito claramente que isso é inegociável. Deixamos nosso caso extremamente claro diretamente ao presidente dos Estados Unidos.”

As tensões sobre os projetos de energia na fronteiras dos dois países  lançaram uma sombra sobre o relacionamento entre Biden e Trudeau.  Embora os dois líderes compartilhem  dos mesmos valores e tenham se comprometido a colaborar na luta contra as mudanças climáticas, eles permanecem divididos sobre o papel do petróleo e do gás na transição para uma economia mais verde. Em seu primeiro dia no cargo, Biden cancelou a licença do oleoduto Keystone XL da TC Energy, que tem capacidade para  transportar mais de 800.000 barris por dia de petróleo bruto de Alberta, rica em petróleo, para refinarias nos Estados Unidos:  “A linha 5 é muito diferente da Keystone XL e nós a apoiamos totalmente e iremos defendê-la“, disse O’Regan. “Apresentamos nosso caso tanto com os republicanos quanto com os democratas.” Uma mediação na disputa entre Michigan e Enbridge está marcada para começar nesta sexta-feira (24).

Tecnologia brasileira poderá ser usada

Tecnologia brasileira poderá ser usada

Para lembrar, construída originalmente em 1953, a Linha 5 transporta até 540.000 barris por dia de petróleo e gás natural líquido e atua como fornecedora de energia chave em Michigan, Ontário e Quebec. Seu desligamento interromperia o fornecimento de combustível de aviação para os aeroportos internacionais de Toronto e Detroit. Para resolver as preocupações sobre um vazamento potencial, a Enbridge, sediada em Calgary, está construindo um túnel para o oleoduto sob o Estreito de Mackinac, entre as penínsulas superior e inferior de Michigan, prevendo usar a tecnologia da empresa brasileira Liderroll para lançamento dos dutos.  Esta alternativa foi a escolhida pelo público americano, nas discussões sobre a forma mais eficiente de se substituir a linha 5.

Em uma entrevista recente, o CEO da Enbridge,  Al Monaco(foto a direita),  argumentou que o projeto do túnel é exatamente owswwss tipo de atualização de infraestrutura que Biden está defendendo, e disse que a Enbridge também está pressionando o governo dos Estados Unidos  sobre o assunto. Cientistas e ambientalistas levantaram preocupações sobre o possível impacto do envelhecimento do gasoduto no meio ambiente. Um estudo de 2016 da Universidade de Michigan descobriu que um derramamento de óleo poderia devastar até 1.126 quilômetros de costa ao redor do Lago Michigan e do Lago Huron.

O ministro canadense disse que a alternativa ao gasoduto seria ver milhares de caminhões de longa distância em uma grande rodovia entre o Canadá e os Estados Unidos. O petróleo e o gás “chegarão ao mercado, mas eu não não acho que seja do interesse de ninguém. ” Apesar de suas divisões nos oleodutos, O’Regan enfatizou que as administrações Biden e Trudeau concordam na maioria das questões. Os Estados Unidos e o Canadá estão trabalhando em uma iniciativa conjunta para reduzir as emissões e coordenar a política climática.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of