TENSÃO NA FRONTEIRA RÚSSIA-UCRÂNIA E PRESSÃO DE ALIADOS CONTRA GASODUTO LEVA MERKEL A PROCURAR DIÁLOGO COM PUTIN

wsswswsA chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje (20) o diálogo com a Rússia em meio a tensões sobre o aumento das tropas de Moscou na fronteira com a Ucrânia e o tratamento que um líderes da oposição russa, Alexei Navalny, estaria recebendo. Ao mesmo tempo, ela defendeu o apoio da Alemanha ao polêmico gasoduto Nord Stream 2, que canalizaria gás natural entre a Rússia e a Alemanha. Os Estados Unidos e outros aliados pediram a Berlim que afundasse o projeto de vez e o presidente americano  Joe Biden, disse que pode usar sanções contra a Alemanha se o gasoduto for concluído. Na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa,  em Estrasburgo, ela disse que  “No geral, temos muitos conflitos com a Rússia que, infelizmente, tornam nosso relacionamento muito difícil. Mesmo assim, sou alguém que diz que devemos sempre conversar.”

Merkel disse que ela e o presidente francês Emmanuel Macron conversaram “especialmente nos últimos tempos” diretamente com o presidentewswswswss russo Vladimir Putin e com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy para manter as negociações em andamento. “A situação é preocupantemente tensa, especialmente por causa da concentração de tropas russas na fronteira com a Ucrânia. Temos que continuar conversando.” A chanceler também disse estar “muito preocupada” com a saúde de Navalny. O principal crítico de Putin foi transferido para um hospital-prisão ontem(19), cerca de três semanas depois de iniciar uma greve de fome por causa de seu tratamento desde que foi preso na Rússia em fevereiro. A União Europeia e seus aliados consideram a prisão de Navalny foi feita apenas por motivos políticos: “O governo alemão, junto com outros, está trabalhando para garantir que ele receba os cuidados médicos adequados. Estamos muito preocupados e estamos tentando e tentando deixar nossa influência clara aqui também.”

swswswswsAo abordar o quase finalizado projeto do gasoduto Nord Stream 2, Merkel reconheceu que “há controvérsias”. Ela acrescentou: “Eu também conheço a atitude de muitos Estados membros da UE. Como União Europeia, também encontramos uma posição comum para a aprovação de tais gasodutos por meio de uma mudança na Diretiva do Mercado Interno de Energia. ” No entanto, ela enfatizou que, além do gasoduto Nord Stream 2 planejado no Mar Báltico, a UE já estava recebendo gás russo através dos gasodutos existentes através da Ucrânia e da Turquia. “Portanto, tenho a impressão de que talvez com o Nord Stream 2 estejamos lutando em um conflito muito mais amplo e que toca a questão: até onde queremos negociar com a Rússia, especialmente no setor de energia?  A Alemanha decidiu construir o Nord Stream 2. Mas é uma batalha política que muitos veem de forma diferente.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of