A EDPR E A FRANCESA LHYFE FAZEM ACORDO PARA PRODUZIR E FORNECER PROJETOS USANDO O HIDROGÊNIO VERDE

CEOA EDP Renováveis (EDPR) celebrou um acordo industrial com a empresa francesa Lhyfe, pioneira mundial e pure player na produção de hidrogênio verde renovável, para identificar, desenvolver, construir e gerir projetos em conjunto nesta área de negócios. A  EDPR fornecerá eletricidade renovável aos projetos de geração de hidrogênio da Lhyfe. Além disso, as duas empresas irão identificar oportunidades para o co-desenvolvimento de projetos, com a participação da EDPR a atingir potencialmente até 50% do capital do projeto. As empresas também trabalharão juntas em atividades de P&D, desenvolvimento de novos projetos e aquisição de equipamentos.

Este acordo visa criar valor aproveitando sinergias das competências e capacidades complementares das duas empresas, impulsionando o crescimento do portfólio darenovaveis EDPR, especialmente na França, e contribuindo para o desenvolvimento dos projetos da Lhyfe em todo o mundo. Também contribui para alcançar maior expertise operacional e comercial em projetos de hidrogênio renovável.

Estamos satisfeitos por termos fechado este importante acordo com a Lhyfe no âmbito do seu IPO. Acreditamos que o hidrogênio renovável pode complementar a eletrificação direta como o melhor meio para reduzir as emissões de CO2 e alcançar a descarbonização da economia, incluindo os setores mais difíceis de descarbonizar”, disse o CEO da EDP e EDP Renováveis, Miguel Stilwell d’Andrade. “Através deste acordo com a Lhyfe, reforçamos o nosso compromisso para a aceleração da transição energética, ao mesmo tempo que damos mais um passo para a concretização dos nossos planos de crescimento”, acrescentou.

lifheJá o fundador e CEO da Lhyfe, Matthieu Guesné, afirma que a empresa está muito orgulhosa de concluir este acordo com um dos principais produtores de energia renovável do mundo. “A confiança depositada em nós pela EDPR permite-nos considerar com confiança o desenvolvimento do nosso hidrogênio renovável em todo o mundo e em larga escala. Estamos ansiosos para desenvolver as nossas futuras instalações de produção ao seu lado, e para descarbonizar imediatamente a mobilidade local e os usos industriais, graças ao agrupamento dos nossos pontos fortes”, declarou o executivo.

Esta parceria com a Lhyfe reafirma a aposta da EDP no hidrogênio renovável. A ambição da empresa é alcançar 1,5 GW de capacidade de produção de hidrogênio verde até 2030. Nesse sentido, o grupo criou a H2BU (H2 Business Unit), unidade de negócio especialmente dedicada ao desenvolvimento de projetos de hidrogênio renovável e focada no desenvolvimento de oportunidades em setores promissores, como a indústria siderúrgica, química, refinarias e fábricas de cimento, ou o transporte pesado de longo curso. Por sua vez, a EDP está na vanguarda desta solução de energia limpa através do seu papel de liderança em vários projetos como o GreenH2Atlantic, um projeto de produção de hidrogênio renovável de 100 MW em Sines (Portugal) que é um dos três projetos europeus selecionados pelo Green Deal para demonstrar a viabilidade da produção de hidrogênio verde. A EDP está promovendo também outros projetos na Espanha e no Brasil, no âmbito dos seus planos de transição justa para transformar centrais de carvão em centros tecnológicos limpos. Além disso, a EDP está ativamente envolvida com os players importantes do hidrogênio, aproveitando a sua significativa carteira de ativos renováveis, nomeadamente nos EUA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of