SHELL E PETROBRÁS CONTRATAM O DRONE SUBMARINO DA SAIPEM PARA MONITORAR PROJETOS EM ÁGUAS PROFUNDAS

saipemA Saipem recebeu um contrato da Shell e da Petrobrás para a utilização de seu drone submarino FlatFish em dois projetos-piloto que abrangem as campanhas de inspeção de dois campos de águas ultraprofundas offshore no Brasil, operados respectivamente pelas duas empresas de energia. Esses dois projetos com Shell e Petrobrás são pilotos e se enquadram no programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo é qualificar o drone para realizar inspeções não tripuladas e sem embarcações para apoiar as campanhas de monitoramento e manutenção das infraestruturas submarinas. Em particular, a Saipem implementou o drone FlatFish durante a fase de industrialização com o objetivo final de desbloquear operações em águas profundas, em mais de 2.000 metros de profundidade para este contrato específico, aprimorando seus recursos baseados em inteligência artificial, bem como seus recursos de navegação e monitoramento.

As atividades serão conduzidas pela Sonsub, centro de excelência da Saipem para tecnologias subaquáticas e robótica, ao longo de um período de aproximadamente 12 meses: durante a primeira fase serão executados testes intermediários em águas rasas na base da Saipem em Trieste, Itália, com o apoio de o departamento desaipem 1 engenharia da Sonsub no Brasil; a segunda fase verá a implantação do drone em águas brasileiras no terceiro trimestre de 2022. “Este contrato confirma a motivação da Saipem para o desenvolvimento tecnológico em robótica submarina e automação avançada e é um importante pilar da sua busca constante por soluções de baixo carbono, competitivas e econômicas, que exemplificam o compromisso da Saipem com a sustentabilidade”, afirmou a empresa.

O FlatFish é um drone subaquático autônomo residente no fundo do mar, controlado remotamente, capaz de realizar tarefas complexas de inspeção de uma ampla gama de ativos subaquáticos. Desde 2018, a Shell confiou à Saipem a licença para desenvolver a Tecnologia FlatFish. A tecnologia foi desenvolvida anteriormente pelo SENAI CIMATEC, instituto brasileiro de pesquisas, em parceria com o DFKI, Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial, e financiado pelo programa de P&D da ANP e da EMBRAPII ( Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Redação PetronotíciasDiego Pedrosa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Diego Pedrosa
Visitante
Diego Pedrosa

Subsea 7 ou Saipem?