A FRANÇA VAI NACIONALIZAR A EMPRESA EDF E AFASTAR SEU CEO JEAN-BERNARD LÉVY A PARTIR DE MARÇO

LEVYA França vai nacionalizar a empresa EDF ao comprar 16% do poder privado da empresa. O Estado francês é controlador de 84% da companhia de energia. O governo também vai trocar o CEO da EDF, Jean-Bernard Lévy. O presidente francês reeleito Emmanuel Macron já havia sugerido no início deste ano a renacionalização da EDF, bem como uma grande expansão da energia nuclear nas próximas décadas, com seis novos reatores planejados, mais oito considerados, bem como o desenvolvimento de pequenos reatores modulares. A primeira-ministra Elisabeth Borne disse à câmara baixa do Parlamento da França que confirmava  “que o Estado pretende controlar 100% do capital da EDF”. Em resposta ao anúncio, um comunicado da EDF disse: “o conselho de administração tomou nota da intenção do Estado de deter 100% do capital da EDF e dará todo o seu apoio para tal, nos termos adotados pelo Estado e no interesse de todas as partes envolvidas”.

Foi um ano difícil para a EDF, com sua produção nuclear caindo como resultado da descoberta de “corrosão de tensão inesperada, o que levou à necessidade deEDF realizar verificações em grande parte de sua frota francesa. O custo da produção de energia nuclear abaixo do esperado foi estimado pela EDF em US$ 11,2 bilhões. Em fevereiro, foi lançada uma emissão de direitos de 2,5 bilhões de euros para ajudar suas finanças após o impacto combinado de uma produção mais baixa, bem como a estimativa de custo de US$ 10 bilhões de euros das medidas impostas pelo presidente Macron para limitar as contas de energia.

No seu comunicado, a EDF disse que Lévy terá de se afastar até 18 de março de 2023 por causa do limite de idade estabelecido nos estatutos da empresa, e a escolha do sucessor ficará sujeita a uma proposta do conselho de administração ao Estado. O comunicado acrescentou: “o conselho de administração renovou sua confiança em Jean-Bernard Lévy, que confirmou que desempenhará suas funções até a nomeação de seu sucessor”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ivan Salerno de moura filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ivan Salerno de moura filho
Visitante
ivan Salerno de moura filho

Curioso esse Liberalismo Tupiniquim, onde o capital estatal de um país desenvolvido adquire empresas de um país em desenvolvimento. Será também o caso da Eletrobras?