MITSUBISHI JÁ PROGRAMA PEQUENOS REATORES NUCLEARES PARA SEREM ENTERRADOS OU TRANSPORTADOS EM CONTÊINERES

caminhão reatorA experiência do Japão no incidente na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, em 2011, deixou muita gente de cabelo é pé no país. Freou, inclusive, as aspirações do país de aumentar rapidamente a energia nuclear para estar pari passu com os novos compromissos do país para o controle ambiental. No entanto, o Japão está agora procurando avançar para alavancar uma nova abordagem tecnológica para satisfazer as necessidades futuras de energia do país. A japonesa Mitsubishi Heavy Industries pretende construir e comercializar reatores nucleares pequenos o suficiente para serem transportados em caminhões até o final da década, para capitalizar a demanda por energia não emissora de carbono. Os microrreatores, que terão 3 metros de altura e 4 metros de largura, pesarão menos de 40 toneladas. O reator e o equipamento de geração de energia ficarão dentro de um caminhão de contêineres, tornando possível transportá-lo para locais remotos ou atingidos por desastres.

A potência máxima dos microrreatores será de 500 quilowatts ou um vigésimo da capacidade dos reatores nucleares normais que geram mais de um gigawatt. Cada microrreator exigirá dezenas de milhões de dólares, significativamente menos do que os US$ 6 bilhões ou mais do que uma instalação nuclear de 1,2retor caminhão gigawatt precisaria. Os microrreatores da Mitsubishi Heavy serão capazes de fornecer energia para áreas remotas e atingidas por desastres. O custo de produção de um quilowatt-hora será maior do que o de um reator convencional, mas será comparável ao custo de fornecer energia para ilhas isoladas do país. Lugares remotos poderão obter uma fonte de energia econômica e livre de carbono devido a esses microrreatores. A empresa também o projetou compacto o suficiente para ser enterrado no subsolo para reduzir a possibilidade de um acidente. A tecnologia pode ser empregada na exploração espacial.

Assim que a empresa obtiver autorização do Japão e de outros governos, a Mitsubishi comercializará a tecnologia na década de 2030, no mínimo. Devido à sua proximidade com regiões habitadas, os microrreatores precisarão ser mais seguros do que os reatores tradicionais. A empresa também levou isso em consideração, projetando a tecnologia de forma que todos os componentes do reator nuclear, incluindo o caminhão rator 1núcleo, refrigerantes e outros equipamentos, sejam alojados em recipientes de cápsulas hermeticamente fechados. Além disso, urânio altamente enriquecido será utilizado como combustível, e o reator não precisará ser substituído ao longo de sua vida útil de 25 anos. O microrreator pode ser recuperado uma vez que o combustível tenha se esgotado. Os reatores podem ser instalados no subsolo para diminuir o perigo de catástrofes naturais e terrorismo porque exigirão pouca manutenção.

Os microrreatores usarão um material de grafite em estado sólido que é muito condutor térmico em vez de refrigerantes líquidos. Durante a operação normal, o grafite envolve o núcleo e distribui calor para o sistema de geração de energia. Mesmo quando ocorre um acidente, o resfriamento ambiente natural remove o excesso de calor do núcleo. O microrreator é projetado para gerar energia elétrica tipicamente de até 10 MW(e).  Embora a tecnologia ainda não tenha sido comercializada, vários projetos estão progredindo por meio de licenciamento na América do Norte e na Europa, com demonstrações programadas para os próximos anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of