A MODEC JA CONTA COM UM MODERNO LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE SEUS INSTRUMENTOS NA BASE DE MACAÉ | Petronotícias





A MODEC JA CONTA COM UM MODERNO LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO DE SEUS INSTRUMENTOS NA BASE DE MACAÉ

fernandoA MODEC possui seu próprio laboratório de calibração, com excelência operacional na sua base de Macaé, no Norte Fluminense. A empresa é primeira e única afretadora de FPSO no setor de óleo e gás a contar com uma instalação com tecnologia de ponta, representando um avanço significativo na busca por excelência em medições e calibrações. Em 2023, a primeira acreditação do laboratório pelo Inmetro completou cinco anos. A estrutura foi construída no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, onde operou até agosto de 2023, quando foi transferida para Macaé, com autorização para operar a partir de setembro. Ao todo, a MODEC já investiu cerca de R$ 20 milhões no laboratório. 

Estamos orgulhosos do nosso próprioLaboratório Calibração 1 laboratório de calibração, representando um grande avanço para a indústria de óleo e gás. Mantemos um compromisso constante de liderar o caminho de inovações, buscando melhorias em todas as áreas de nossa empresa“, disse o Gerente de Execução da Manutenção, Fernando Costa (foto principal).

fpsoO laboratório tem acreditação para atuar nas grandezas de elétrica, dimensional, pressão e temperatura e seu foco é a calibração e inspeção de diversos equipamentos e instrumentos de precisão, como transmissores de pressão e temperatura, instalados a bordo das unidades da Modec. A calibração de instrumentos é um procedimento que permite verificar se os equipamentos de medição utilizados estão aptos para o processo e que os valores apresentados por eles sejam os mais exatos e não vão interferir na operação. A calibração de equipamentos trabalha com a chamada estimativa de incerteza, que demonstra a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto menor é a incerteza de medição, maior é a confiabilidade do resultado. O laboratório da MODEC, possui uma Capacidade de Medição e Calibração (CMC) referência entre os laboratórios acreditados, com incertezas próximas às aplicadas pelos laboratórios do próprio Inmetro.

alanTer o próprio laboratório elimina a dependência externa de empresas especializadas em medição e calibração destes instrumentos e com uma confiabilidade maior, tanto pelos equipamentos de ponta como com a mão de obra especializada do corpo técnico da MODEC.  Para a empresa, essa iniciativa é estratégica não só otimiza os recursos da MODEC, mas também por garantir um atendimento ágil e controle de qualidade superior em todas as fases de suas operações. Um dos idealizadores do projeto, o Técnico em Metrologia Allan Verdam (foto à esquerda), participou de todas as etapas da implementação do laboratório. Há quase 10 anos na MODEC, ele comemora a consolidação do trabalho: “Hoje eu vejo o laboratório consolidado, respeitado na empresa. Ouço da liderança a bordo que conseguimos atacar um gargalo que eles tinham. O que demorava seis meses no fornecedor, o laboratório entrega em até dois meses, podendo ainda ser reduzido dependendo dos trâmites logísticos. Nenhuma concorrente do mesmo seguimento tem uma estrutura com essa magnitude, visando qualidade nos serviços, controle e redução de custos. Fico profundamente lisonjeado por fazer parte desse projeto.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Horrana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Horrana
Visitante
Horrana

Como posso mandar meu currículo