A PETROBRÁS PASSARÁ A COMERCIALIZAR A PARTIR DE AMANHÃ TAMBÉM EM SÃO PAULO O DIESEL-R5 PRODUZIDO PELA REPAR

dieselA Petrobrás passa a comercializar o Diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, também no estado de São Paulo. E vai começar  a partir da primeira semana de março. A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, já está apta a vender, regularmente, o combustível capaz de reduzir emissões de gases de efeito estufa. A comercialização do Diesel R5 na RPBC, segundo a empresa,  reforça a estratégia da Petrobrás em produzir combustíveis mais sustentáveis., com o explica o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser(foto a direita):”A oferta de Diesel R5, agora também em São Paulo, a partir da RPBC, reflete o avanço dos investimentos da companhia em descarbonização. Esse é mais um passo da Petrobras para aumentar a oferta do dieselclaudio com conteúdo renovável e atender ao mercado que busca soluções sustentáveis para a redução de suas emissões.”

William França da SilvaSegundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França( foto a esquerda), os investimentos em baixo carbono demonstram a opção da companhia pela transição energética justa: “A Petrobras vem atingindo suas metas de eficiência e confiabilidade e, ao mesmo tempo, preocupa-se com a descarbonização de produtos e processos. Fomos a primeira empresa no Brasil a desenvolver tecnologia própria de coprocessamento e implantamos, em nossas unidades, um combustível com conteúdo renovável que não requer adaptação ou alteração nos motores para poder ser usado”.

 A Petrobrás é pioneira no desenvolvimento de diesel com conteúdo renovável, gerado por coprocessamento de derivados de petróleo (parcela mineral) com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. A redução das emissões associada à parcela renovável é de, ao menos, 60 % em comparação com o diesel mineral. Além do benefício ambiental, o Diesel R5 pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações nos veículos. É um produto com alta estabilidade e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e desempenho dos motores. Além da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar, PR), que já fazia a comercialização desde 2022, e, agora da RPBC, que fez a primeira venda, mais duas refinarias da Petrobrás realizaram testes de produção de Diesel R5 no fim do ano passado. A Refinaria Duque de Caxias (Reduc, RJ) recebeu adaptações em sua infraestrutura logística e em unidades de processo de hidrotratamento. A Refinaria de Paulínia (Replan, SP), por sua vez, também realizou o primeiro teste e está ultimando os ajustes de infraestrutura logística e apta à produção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of