A POLÍTICA DO “FIQUE EM CASA” DURANTE A PANDEMIA NA EUROPA TAMBÉM PROCOVOU ATRASOS NO PROJETO DO ITER

ITERO impacto do COVID-19 mudou o cronograma atual de primeiro plasma em 2025 e o início da operação de deutério-trítio em 2035, projeto do Reator Experimental Termonuclear Internacional (ITER). Ele precisará ser adiado  e anunciado após a nomeação de um novo diretor-geral. Para lembrar, o ITER é um grande projeto internacional para construir um dispositivo de fusão Tokamak, em Cadarache, França, projetado para provar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em grande escala e livre de carbono. O objetivo do ITER é operar a 500 MW (por pelo menos 400 segundos continuamente) com 50 MW de potência de aquecimento a plasma. Parece que uma entrada de eletricidade adicional de 300 MWe pode ser necessária em operação. Nenhuma eletricidade será gerada no ITER.

Trinta e cinco nações estão colaborando para construir o ITER – a União Europeia está contribuindo com quase metade do custo de sua construção, enquanto os outros seis membros (China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia e EUA) estão contribuindo igualmente para o resto. A construção começou em 2010 e a primeira data-alvo de plasma original de 2018 foi adiada para 2025 pelo conselho do ITER em 2016. Dada a dimensão do projeto e a sua natureza inédita, os atrasos no cronograma não foram inesperados, uma vez que a construção de edifícios e outros equipamentos com especificações técnicas exclusivas vem ocorrendo.

Mas a equipe do projeto ITER acreditava que, até que o COVID-19 atingisse a França, com bloqueios. Em nota, o ITER disse que “geralmente estávamos no caminho certo para o primeiro plasma em 2025 e que os atrasos poderiam ser recuperados. No entanto, o COVID-19 deixou claro que isso não poderia acontecer. Várias empresas que fabricam componentes do ITER fecharam – algumas por meses – e quando foram reiniciadas em alguns casos, não foi com a mesma força de trabalho ou experiência.”

No mês passado, um novo cronograma proposto foi apresentado ao conselho do ITER, mas o conselho lançou sua busca por um novo diretor-geral, após a morte de Bernard Bigot em maio, e quer garantir que qualquer nova data de referência seja “propriedade” do novo diretor geral. Isso significa que, embora o novo diretor-geral possa ser anunciado em setembro, não se espera que haja um novo cronograma acordado e revelado até abril de 2023.

Um porta-voz do ITER destacou que a data-alvo de 2025 foi definida sem contingência, quando a norma europeia ou americana para esse projeto pode ser uma contingência de 50 a 75% em termos de cronograma e custo. “Para um projeto dessa complexidade, com tantos componentes inéditos programados para chegar no auge da pandemia, o progresso implacável do ITER foi notável. O que quer que surja como a nova linha de base do projeto, mesmo com os atrasos do COVID incorporados, será

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of