A ROSATOM QUER UMA INDENIZAÇÃO DOS FINLANDESES POR SUSPENSÃO DO CONTRATO DE CONSTRUÇÃO DA USINA NUCLEAR

rosatomOutras consequências da guerra. A unidade da Rosatom na Finlândia disse que “não tem outra escolha a não ser nos defender e exigir indenização pela rescisão ilegal do projeto Hanhikivi I, mas estamos prontos para discutir  possíveis opções para o projeto recomeçar quando as condições permitirem”. A Fennovoima assinou o contrato de fornecimento da usina de Hanhikivi com a Rusatom Overseas,  subsidiária de exportação da usina nuclear da Rosatom, em dezembro de 2013. A Rosatom se ofereceu para construir uma usina usando um VVER de 1200 MWe AES-2006 sob um contrato de preço fixo. O projeto Hanhikivi é de propriedade majoritária (66%) da Voimaosakeyhtiö, uma empresa finlandesa com acionistas incluindo grandes corporações finlandesas e várias empresas locais de energia. Os 34% restantes são detidos pela RAOS Voima Oy, subsidiária finlandesa criada em 2014 pela Rosatom com o objetivo de comprar uma participação na empresa.

A Fennovoima cancelou o contrato com o Projeto RAOS para a nova usina nuclear no norte da Finlândia na semana passada, alegando atrasos significativos do Projeto RAOS e incapacidade de entregar o projeto. “Houve atrasos significativos e crescentes durante os últimos anos. A guerra na Ucrânia piorou os riscos para o projeto”, disse. Em resposta, o RAOS Project disse acreditar que “a decisão dos parceiros finlandeses de encerrar o projeto Hanhikivi I não é de mercado e tem motivação política”. O  projeto sofreu alguns atrasos iniciais “o que não é incomum em projetos complexos de construção nuclear, onde a segurança e a qualidade têm prioridade”. A empresa diz que entregou o relatório preliminar de análise de segurança necessário e a avaliação técnica de segurança do projeto até o final de 2021, de acordo com o cronograma atualizado e acordado. A companhia também informou que a Fennovoima aceitou a avaliação de segurança do fornecedor da planta em janeiro.

A declaração observa que a Rosatom está atualmente envolvida em vários novos projetos de construção na Rússia, bem como projetos em países como China, Índia, Bangladesh, Bielorrússia e Turquia. “A Rosatom tem recursos suficientes e a flexibilidade operacional necessária para cumprir suas obrigações contratuais mesmo em um ambiente atual difícil”, disse a estatal russa em um comunicado. Disse ainda que espera “um rápido retorno da paz” e elaborou planos de contingência, por exemplo, “opções para forjar o vaso de pressão do reator para Hanhikivi I em outro lugar que não o Kramatorsk na Ucrânia”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of