A SPIC DO BRASIL ESTÁ EXECUTANDO A MODERNIZAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SÃO SIMÃO

wswswA SPIC Brasil (State Power Investment Corporation, está executando um projeto de modernização, com o principal objetivo é manter os melhores indicadores de desempenho, a alta confiabilidade e, principalmente, a segurança da operação da Usina Hidrelétrica de São Simão, que está comemorando 43 anos. É o Projeto  Missão Futuro. A usina de São Simão foi inaugurada na década de setenta e é operada integralmente pela SPIC Brasil desde maio de 2018. Durante esses anos, houve o avanço tecnológico, além do desgaste natural de seus equipamentos e sistemas. O Miguel Saad, diretor de operações hidrelétricas da companhia, diz que  “Para continuar crescendo e para melhorar nossa eficiência, estamos realizando um plano robusto de modernização, para garantir a segurança de nossa operação.”

A equipe que está responsável pelo projeto traz a experiência de  ter eficiência em gestão e fiscalização. Ele está sendo  planejado desde 2018. A partir de 2020,r4r4r4r4r foram iniciados os trabalhos diretamente na usina e devem ser finalizados em até nove anos.  Para isso, o projeto de modernização foi dividido em sete pacotes. O primeiro, que moderniza os equipamentos de elevação, foi finalizado no fim de maio e, atualmente, a SPIC já está no terceiro momento de investimentos, agora voltado para a reforma do vertedouro e da modernização das unidades hidráulicas da tomada d´água.

Segundo Miguel Saad, essa etapa é fundamental para garantir a segurança da usina, já que o vertedouro é uma estrutura de segurança para controle da vazão do rio e a tomada d’água para a geração de energia: “Obviamente todas as etapas são importantes, no entanto, essa visa reforçar a segurança inclusive da barragem e assim, garantir nossa eficiência.” Em paralelo, estão sendo realizados os pacotes dois e quatro, que são, respectivamente, a substituição dos transformadores principais das unidades geradoras e a engenharia do proprietário com apoio de especialistas em diferentes áreas na gestão do projeto de modernização. O pacote cinco, já em fase de contratação, vai contemplar a atualização das unidades geradoras e dos diversos sistemas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of