A TENENGE E O ESTALEIRO ENSEADA SE DESTACAM NO EVENTO EM HOUSTON ORGANIZADO PELO O IBP E A PETROBRÁS | Petronotícias





A TENENGE E O ESTALEIRO ENSEADA SE DESTACAM NO EVENTO EM HOUSTON ORGANIZADO PELO O IBP E A PETROBRÁS

TENENGEUm dos destaques dos eventos paralelos à OTC, em Houston, certamente foi o Maritime Industries Connections – Brazil Offshore Energy Sector Roundtable Business Meeting – Brazilian Shipyards Map”, que reuniu os principais players globais dos mercados naval e de óleo & gás do mundo. Na sequência, foram realizados encontros bilaterais envolvendo empresas brasileiras potenciais fornecedoras de produtos e serviços do setor, visando fornecimento de serviços que estarão previstos na parcela do conteúdo local estabelecido pelo governo federal.  O evento foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e da Petrobrás, com apoio da Apex Brasil, BNDES e Sinaval. Estiveram presentes os representantes dos  principais estaleiros brasileiros e internacionais, que iniciaram entendimentos para  estabelecerem parcerias e criar soluções para atender o mercado offshore brasileiro. O encontro reuniu 36 empresas do Brasil e 18 de outros países, além de entidades do setor. A Tenenge e o  Enseada, empresas do Grupo Novonor, estiveram presentes neste evento.

O Vice-Presidente do Sinaval, Maurício Almeida (foto principal), que também é presidente do Conselho de Administração do Estaleiro Enseada e Diretor-Geral da Tenenge, foi um dosrencom palestrantes na abertura do evento. Almeida falou sobre a indústria naval brasileira e mundial, em especial sobre como aprimorar a produtividade industrial e a competitividade empresarial e econômica para a expansão do setor. “ No setor de construção naval e offshore, a primeira competição é entre nações, depois entre estaleiros. Nos últimos anos, observamos alguns países utilizando bancos estatais para conceder créditos para os estaleiros e realizando operações de swap, convertendo dívida em equity, como forma de subsidiar os estaleiros asiáticos, desequilibrando os parâmetros de competitividade no setor. Esta iniciativa de aproximar associações, estaleiros e Petrobrás é um marco importante,disse.  Maritime-Industries-Connections-4-768x512

O CEO do Estaleiro Enseada, Ricardo Ricardi, avalia que esta foi uma grande oportunidade para fortalecimento dos estaleiros nacionais. “A promoção deste evento foi uma clara demonstração de que a indústria brasileira está procurando os meios necessários para atender à área offshore. E nós estamos bem posicionados para isso”, avalia. Na parte final do evento foi realizada uma rodada de negócios, em que todas as empresas presentes tiveram oportunidade de trocar informações e estabelecer conexões visando potenciais parcerias. Participaram do encontro o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Carlos José Travassos, e o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, além de dirigentes de entidades e empresas do setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of