TERCEIRA UNIDADE DA USINA NUCLEAR DE BARAKAH, EM ABU DHABI, RECEBEU LICENÇA PARA SUA OPERAÇÃO

ABU DHABIA Nawah Energy Company recebeu uma licença da Autoridade Federal de Regulação Nuclear dos Emirados Árabes Unidos (FANR) para a operação da terceira unidade nuclear em Barakah, abrindo caminho para o início do comissionamento. O vice-presidente da FANR, Hamad Al Kaabi, e o diretor-geral da entidade, Christer Viktorsson, anunciaram que seu conselho havia aprovado a licença de operação em uma entrevista coletiva, realizada em Abu Dhabi. O regulador recebeu todas as verificações necessárias para garantir que a usina esteja pronta para operar, disse Viktorsson: “A licença de operação – como foi para as unidades 1 e 2 – tem duração de sessenta anos e autoriza a empresa de energia Nawah a comissionar e operar a unidade”.

A FANR recebeu o pedido de licença de operação da unidade 3 em 2017 e, desde então, realizou uma revisão completa da documentação, supervisão regulatória e inspeções, disse Vitkorsson. As avaliações incluíram o projeto do reator, sistemas de resfriamento, sistemas de segurança, preparação para emergências, gerenciamento de resíduos radioativos e outros aspectos técnicos. O regulador também avaliou a prontidão operacional e de mão de obra de Nawah para garantir a operação segura da usina nuclear. O processo de revisão da solicitação de 14.000 páginas incluiu mais de 120 inspeções, bem como solicitações de informações adicionais.

Temos garantia confiável de que a operadora – Nawah Energy Company – está pronta para operar a unidade 3 da usina nuclear de Barakah”, disse Christer Viktorsson. A Nawah passará agora por um período de comissionamento, durante o qual os inspetores residentes da FANR realizarão inspeções 24 horas por dia para garantir que o carregamento de combustível e os testes sejam realizados de acordo com os requisitos regulamentares, antes da operação comercial. A construção da unidade 3 – uma das quatro unidades APR-1400 projetadas pela Coréia em Barakah, na região de Al Dhafra do Emirado de Abu Dhabi – começou em 2014 e foi declarada concluída em novembro de 2021. As duas primeiras unidades, que entraram em operação comercial em abril de 2021 (unidade 1) e março deste ano (unidade 2), estão fornecendo 2.800 MW à rede dos Emirados Árabes Unidos e a empresa se comprometeu a fornecer até um quarto das necessidades de eletricidade do país. A Unidade 4 está agora mais de 92% de avanço concluído.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of