A TERCEIRA UNIDADE DA USINA NUCLEAR PAQUISTANESA DE KARACHI PASSA POR TESTES SEVEROS ANTES DE ENTRAR EM OPERAÇÃO

chinaA unidade 3 da usina nuclear de Karachi, no Paquistão,  um reator Hualong One fornecido pela China,  atingiu 100% da capacidade pela primeira vez em 31 de março. O reator de água pressurizada de 1100 MWe está atualmente passando por testes de ascensão de energia antes de entrar em operação comercial. Testes funcionais a quente de Karachi 3 – que simulam as temperaturas e pressões a que os sistemas de reatores serão submetidos durante a operação normal e são realizados antes do carregamento de combustível nuclear, que  foi concluído antes do previsto em novembro do ano passado. Ele alcançou a primeira criticidade em  fevereiro e foi conectado à rede no início do mês passado. Desde então, vários testes de desempenho e comissionamento foram realizados em níveis de potência de 25%, 30%, 50%, 75% e 87% da capacidade, disse a China National Nuclear Corporation (CNNC).

Assim que os testes em plena capacidade forem concluídos, o Karachi 3 realizará uma demonstração de 100 horas, após o qual entrará em operação comercial. Karachi 2 entrou em operação comercial em maio do ano passado. As unidades são as primeiras exportações do Hualong One da CNNC, que também é promovido no mercado internacional como HPR1000. O local de Karachi – também às vezes chamado de KANUPP – abrigava o primeiro reator de energia nuclear do Paquistão, Karachi 1 – um pequeno reator canadense de água pesada pressurizada de 100 MWe (90 MWe líquido) que foi desligado em 2021 após 50 anos de operação. Para lembrar, As primeiras plantas de demonstração domésticas do projeto Hualong One da CNNC são Fuqing 5 e 6, na província chinesa de Fujian. As unidades entraram em operação comercial em janeiro de 2021 e março deste ano, respectivamente.

Atualmente, a energia nuclear fornece cerca de 8% do mix de energia do Paquistão a partir de cinco reatores: quatro reatores de água pressurizada CNP-300 fornecidos pela CNNC em Chashma em Punjab e Karachi 2. A CNNC em 2017 assinou um acordo de cooperação com a Comissão de Energia Atômica do Paquistão sobre a construção de um Hualong One como uma quinta unidade em Chashma.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of