GENETEC DESENVOLVE TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA FÍSICA E DIGITAL DE OLHO NO MERCADO DE ÓLEO E GÁS DO BRASIL

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Vitor-Silva-MartinsAtuante no mercado brasileiro de forma direta há mais de 10 anos, a canadense Genetec tem dedicado atenção especial ao mercado de óleo e gás do país. A empresa atua desenvolvendo sistemas e tecnologias voltadas às áreas de segurança, inteligência e operações. Em entrevista ao Petronotícias, o gerente da Vertical de Indústrias, Corporações e Utilities da companhia, Vitor Martins, falou um pouco das perspectivas de novos negócios dentro do Brasil. “A Genetec vê que o futuro dentro do mercado de óleo, gás e energia é muito promissor. Nós temos visto uma expansão bastante forte nesse segmento e um crescimento bastante significativo”, disse. A empresa desenvolve sistemas que atuam tanto na segurança física das plantas como também abrangem a questão da segurança cibernética. “As empresas de óleo, gás e energia cresceram demais. E um ponto importantíssimo de procura dos nossos clientes tem sido ter uma plataforma que permite gerenciar diversas falhas de sua segurança e que também olhe para a questão cibernética, protegendo dispositivos e troca de informações”, avaliou. O executivo menciona ainda que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de novas soluções, além de ter expandido sua atuação para a área de operações, por meio da integração de sistemas com dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Para começar nossa entrevista, poderia falar aos nossos leitores um pouco do foco de atuação da empresa?

plataformaA Genetec é uma empresa de origem canadense que já existe há 25 anos. Aqui no Brasil, nossa companhia tem uma história de atuação direta no país de mais de 10 anos, com time próprio e estrutura local bem formada. A Genetec é uma empresa de desenvolvimento de sistemas de segurança. Nós desenvolvemos uma plataforma de segurança que tem como objetivo proteger o dia a dia de pessoas, empresas e cidades. Atualmente, temos uma atuação bastante completa em termos de sistemas de segurança, desde videomonitoramento, controle de acesso de pessoas, sistemas de proteção perimetral e controle de acesso de veículos. Agora, também estamos expandindo para áreas de operações, através de integrações com dispositivos de IoT, performance e análise de ambientes através de video analytics e outras soluções.

Como vocês estão atuando no mercado de óleo e gás? Quais são as principais tecnologias ou soluções para esse setor?

Olhando para o mercado de óleo, gás e energia, nossa plataforma de segurança unificada tem como objetivo atuar com uma gestão completa do sistema de segurança. O Security Center é a nossa plataforma principal e, dentro dessa solução, temos módulos que atendem diversas áreas dentro de um universo de segurança em uma empresa de óleo, gás e energia. Nós atuamos no gerenciamento de imagem através das câmeras de videomonitoramento, que são aplicadas em todo o tipo de ambiente. São câmeras que funcionam em perímetros, áreas internas, áreas de escritório, entre outras, e são gerenciadas através de nossa plataforma.

O Security Center é o módulo base, que se desdobra em outros sistemas principais. Um deles é focado em controle de acesso, pelo qual gerenciamos o controle de pessoas em determinados ambientes. Também temos um sistema de leituras de placas veiculares, no qual é possível controlar e acompanhar as permissões de veículos que podem acessar determinada área.

Outro ponto importante para essas verticais de óleo, gás e energia é a proteção perimetral. Por meio de diversas tecnologias, seja por imagem ou com radares de perímetros, conseguimos acompanhar se existe alguma invasão em determinada planta. O sistema age no momento da invasão, informando essa ocorrência ao operador para que ele possa tomar as ações devidas. Essa aplicação tem sido importante para o mercado de óleo, gás e energia.

Além desses sistemas principais, conseguimos também integrar dispositivos com sistemas que não estão diretamente relacionados à segurança, mas que trazem dados importantes através das ferramentas de IoT. Trazemos vários protocolos de IoT para o sistema e relacionamos esses protocolos aos dispositivos de segurança. Podemos, por exemplo, controlar um sistema de operações de uma planta de óleo e gás através de medidores. Caso haja alguma questão na parte operacional que seja diferente do ideal, o sistema de videomonitoramento pode servir para realizar um acompanhamento remoto.

Quais são as principais demandas da indústria de óleo e gás em termos de segurança? O que a empresa tem percebido em termos de procura por segurança digital e física?

petroleiroHoje em dia, não podemos enxergar segurança apenas do ponto de vista físico. Existe atualmente uma necessidade importante de um trabalho conjunto da segurança física e também na segurança cibernética. Os dispositivos vulneráveis servem como uma porta de entrada para agentes maliciosos. Uma vez que um hacker  acessa o ambiente [digital] de uma empresa, ele pode ter acesso a imagens que podem revelar informações confidenciais ou rotinas de trabalho, por exemplo. 

Nossos clientes têm essa preocupação e a Genetec também. Dentro da nossa plataforma, existe uma eficiência cibernética importantíssima, trabalhando com sistemas que estão encriptados. A troca de informações é toda protegida para que não haja uma invasão ou captura de dados. Outro ponto importante é garantir que todos os dispositivos que fazem parte desse sistema de segurança também sejam seguros, protegidos e atualizados.

As empresas de óleo, gás e energia cresceram demais. Um ponto importantíssimo de procura dos nossos clientes tem sido ter uma plataforma que permite gerenciar diversas falhas de sua segurança e que também olhe para a questão cibernética, protegendo dispositivos e troca de informações. Isso tem sido parte do nosso trabalho diariamente: mostrar aos clientes a importância de ter um sistema de segurança qualificado e uma plataforma de proteção sem vulnerabilidades.

A indústria de óleo e gás tem investido bastante em digitalização, criando preocupações com a segurança cibernética. Como a Genetec tem trabalhado nessa vertente?

Meu papel, como gerente de verticais, é justamente fazer a interface entre os clientes finais do ramo de óleo, gás e energia com a Genetec. Eu não posso mencionar nomes, mas temos clientes importantes no setor. Atuamos como um braço de apoio, auxiliando essas empresas a conhecerem essas novas soluções. Houve no mercado uma modernização dos parques antigos analógicos para uma demanda digital. Então, nossa atuação é de apoio e educação, ajudando as empresas a entenderem quais são as melhores opções, as necessidades e como escolher os melhores dispositivos. Isso é um tema recente que os clientes finais do mercado de energia estão trazendo.

Olhando para o futuro, quais são as principais oportunidades que a Genetec enxerga no Brasil?

Laptop computer being infected by a virusA Genetec vê que o futuro dentro do mercado de óleo, gás e energia é muito promissor. Nós temos visto uma expansão bastante forte nesse mercado e um crescimento bastante significativo. Há uma compreensão das empresas do mercado sobre a necessidade do processo de modernização. A Genetec enxerga que tem um papel fundamental nesse tema, ajudando as empresas a compreenderem as melhores soluções para suas necessidades.

Temos visto um crescimento bastante significativo no tema de energia limpa. Já temos projetos dentro desse universo também. Enfim, todo o mercado está avançando bastante, não só no número de projetos, com novas plantas, mas também na adequação dos seus sistemas atuais para uma plataforma segura. Enxergamos o mercado com excelente potencial e vamos continuar investindo em soluções para atender ao setor.

E, por fim, quais são as novidades que a empresa está preparando para trazer ao mercado?

A Genetec vai continuar investindo bastante em novidades. Temos muitas soluções ainda por vir. Uma movimentação importante está relacionada com soluções em nuvem. Isso é algo que pode trazer benefícios importantes para o setor, permitindo levar todos os sistemas para o ambiente em nuvem e fazer uma gestão remota ainda melhor e com segurança.

Quando falamos de nuvem, o tema cibersegurança é extremamente importante. Então, permitir essa comunicação com a nuvem e realizar a transmissão de dados de forma segura é algo fundamental. É possível trabalhar dessa forma com os nossos sistemas. A Genetec tem uma solução muito completa que cobre todas as necessidades do mercado de óleo, gás e energia do ponto de vista de segurança e de inteligência de operações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of