A TRACTEBEL ACERTA A SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO NUWARD PARA CONSTRUIR PEQUENOS REATORES NUCLEARES

sebastianA Tractebel deve contribuir para o desenvolvimento do projeto de pequeno reator modular (SMR) Nuward da França. A empresa de engenharia belga realizará estudos para a conclusão do projeto conceitual do primeiro SMR da União Europeia. O projeto Nuward foi lançado em setembro de 2019 pela Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA), EDF, Naval Group e TechnicAtome. O projeto é  uma planta SMR de 340 MWe com dois reatores de água pressurizada (PWRs) de 170 MWe cada. Ele  foi desenvolvido em conjunto usando a experiência da França em PWRs. A CEA contribuiu com suas habilidades em pesquisa e qualificação, enquanto a concessionária EDF ajudou com sua experiência em integração e operação de sistemas. A empresa de defesa naval Naval Group contribuiu com suas estruturas e experiência modular para o projeto, com a TechnicAtome fornecendo sua experiência em projeto de reatores compactos.

Sob um contrato assinado com o Centre National d’Equipement de Production d’Electricité (CNEPE) – centro de engenharia da EDF localizado em Tours, França – a Tractebel realizará estudos de projeto conceitual para partes da ilha convencional (turbine hall), o equilíbrio da planta ( sistema de captação e atendimento de água) e aTRACTBEL modelagem 3-D dos edifícios que abrigam esses sistemas. O contrato vai até outubro deste ano.Os especialistas da Tractebel também gerenciarão as interfaces com os diferentes parceiros da Nuward para garantir que os dados recebidos ou fornecidos sejam comunicados de forma clara e em tempo hábil. Eles também serão responsáveis pelos estudos preliminares de engenharia civil e pela avaliação dos custos relacionados ao escopo da empresa. Além disso, e em conjunto com os demais parceiros da Nuward, a Tractebel elaborará o layout do site.

Sébastien Pageaud, gerente de projeto da Tractebel ,disse que  “Estamos orgulhosos de participar do desenvolvimento de um dos primeiros projetos de SMR na Europa que contribuirá para o objetivo de neutralidade de carbono da UE até 2050. O projeto requer diversas habilidades de engenharia que podemos fornecer à Nuward. Cerca de 20 de nossos engenheiros estão trabalhando no projeto. Esperamos continuar apoiando a EDF e seus parceiros na entrega do projeto Nuward com sucesso.”

A próxima fase do projeto, a conclusão do projeto básico, está prevista para começar em 2023. A Tractebel disse que já está mobilizando seus recursos para apoiar a EDF nesta nova fase, especialmente nas áreas de estudos de sistemas e engenharia civil e de layout, mas também para realizar os estudos elétricos e de segurança/licenciamento.Os parceiros pretendem concluir o projeto básico do Nuward entre 2022 e 2025. O projeto deve estar na fase de conceito avançado entre 2025 e 2030, período em que se espera que o projeto seja certificado e a cadeia de suprimentos desenvolvida.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of