A TRANSPORTADORA REITER LOG COMPRA 124 CAMINHÕES A GÁS LANÇADOS PELA SCANIA BRASIL
A cultura do uso do gás natural como combustível para mover os caminhões no Brasil cada vez mais está sendo absorvida pelas empresas logísticas. Um exemplo disso foi a aquisição da Reiter Log que comprou 124 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entrou para um grupo formado pelas maiores frotas desta solução alternativa ao diesel do Brasil. A transportadora, de Nova Santa Rita (RS), investirá mais de R$ 100 milhões neste negócio. As entregas dos modelos R 410 foram planejadas para começar no último trimestre de 2021 e serem concluídas ao longo do primeiro semestre de 2022. A Casa Scania Suvesa será a responsável pelo suporte ao cliente.
A Scania lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Globalmente, avança no compromisso de reduzir 50% do CO2 gerado em todas as operações e de 20% no nível de emissão de seus próprios produtos com objetivos baseados na ciência (SBT – Science Based Target), ambas até 2025. Silvio Munhoz (foto principal), diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, disse que a Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas a gás do Brasil e, sem dúvida, a mais ampla da região Sul. “Trata-se de um operador logístico muito forte a nível nacional e que vem se unindo aos seus embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa. São exemplos assim que transformam o mundo dos transportes. Iniciativas como a da Reiter Log estão confirmando as tendências apontadas pela Scania desde que assumimos o compromisso de liderar a transição para um setor de transporte mais sustentável. Com esta compra expressiva e colocando a sustentabilidade como prioridade, a Reiter Log se torna um dos grandes parceiros da Scania nesta jornada”, afirmou.
O CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz (foto à esquerda), disse que a companhia aplica recursos em energia alternativa desde 2014. “Nosso investimento vai além de caminhões sustentáveis, segue com implementos de maior capacidade a fim de otimizar a carga das carretas, sistemas de telemetria, geração da própria energia e em outras ações de sustentabilidade. Firmamos um compromisso de oferecer ao cliente um novo jeito de transportar, muito mais amigável ao meio ambiente. Nasce uma nova Reiter Log, e ainda mais engajada com um futuro mais sustentável. É mais do que lucro, é um projeto de mais saúde para o planeta e as próximas gerações”, declarou.
A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano a partir de rejeitos orgânicos da agropecuária brasileira. “A Scania é a única fabricante de caminhões a gás e/ou biometano do país e nós da GEO conseguimos desenvolver um tipo de combustível que pode substituir 100% o gás natural de fontes fósseis, e assim entregando uma solução limpa para o transporte logístico do país”, comenta Alessandro Gardemann, CEO da GEO Energética.
O modelo escolhido foi o R 410 nas trações 4×2, 6×2 e 6×4. Por enquanto, pelos negócios já firmados, a frota a gás terá no Sudeste e Sul os principais pontos da rodagem, que deverá chegar a 10 mil km por mês. O abastecimento será feito em postos ao longo dessa malha. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, bebidas, varejo, higiene e limpeza, cosméticos, e-commerce, agronegócio, farmacêutico e na indústria petroquímica. A nova sede da companhia, prevista para ser inaugurada em dezembro de 2021, está sendo pensada para atender a todos os princípios de sustentabilidade. Ela vai estar alinhada aos preceitos da gestão de ESG da empresa, à otimização de recursos hídricos e energia e política de redução de CO2.
“Além da carga lotação para todo o Brasil e Mercosul, somos operadores logísticos na região Sul. Fazemos toda a distribuição, a última milha, desde a transferência da fábrica até a entrega no atacado, no varejo ou em pequenos estabelecimentos, proporcionando esta solução para o cliente”, afirmou a diretora comercial, Vanessa Pilz (foto à esquerda).
Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. A segurança é total, garante a Scania, em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.
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