A VOITH HYDRO VAI MODERNIZAR E AMPLIAR A VIDA ÚTIL DAS TURBINAS DA HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO

andreaA Usina Hidrelétrica Paulo Afonso II, que está em operação desde 1961, localizada no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia, sob concessão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), passará pela primeira modernização em duas das seis turbinas da planta. Serão reformadas as máquinas 8 e 9, do tipo Francis e, ainda, revisadas as seis comportas e seus sistemas de acionamento hidromecânicos. Outras turbinas receberão novos filtros e auxiliares mecânicos. Andreas Wellmann, Presidente e CEO da Voith Hydro América Latina, disse que um processo de modernização como esse é importante para prolongar a vida útil das máquinas, evitando falhas para o sistema integrado. “Vale ressaltar que as hidrelétricas, além de garantir a produção de energia limpa e renovável para o Sistema, podem suportar outras fontes limpas como eólica e solar”, afirmou.

Paulo Afonso II começou a ser construída pela Chesf em 1961. A conclusão da obra foi em 1967. A Usina possui seis unidades geradoras, sendo duas unidades comVOITJH potência unitária de 70MW, uma unidade com potência unitária de 75MW e três unidades com potência unitária de 76MW, totalizando 443MW de potência instalada. Em junho deste ano, a Voith Hydro também assinou contrato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para modernização da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV, no mesmo Complexo Hidrelétrico. É a quarta maior usina em potência instalada no Brasil e opera desde 1979. Com a modernização, a usina contará com um aumento de 2,5GW de potência instalada. O projeto poderá aumentar a capacidade energética da usina oferecendo energia capaz de abastecer uma cidade de 170 mil pessoas. Com o aumento da potência das máquinas e aumento no range de operação, o SIN contará com mais energia disponível mesmo durante períodos de estiagem.

A Voith Hydro possui ampla experiência em implementação e modernização de usinas hidrelétricas no Brasil. Em 2017, concluiu a modernização de quatro unidades geradoras de 355 MW da Usina Salto Santiago, no Rio Iguaçu. Também modernizou as usinas Chavantes e Capivara, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Paranapanema, elevando as capacidades instaladas em 5,7 MW e 15,6 MW, que resultaram em aumento da garantia física média em 3,21% e 4,73%, respectivamente. A CTG Brasil, dona das usinas, também contratou a Voith Hydro para modernizar quatro unidades geradoras das usinas Ilha Solteira e Jupiá no Rio Paraná.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Luis DaniloAnderson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anderson
Visitante
Anderson

Como que faço pra enviar um currículo pra vouta em Paulo Afonso Bahia

Luis Danilo
Visitante
Luis Danilo

Gostaria de Saber como Faço Para Enviar o Currículo???