ABASTECIMENTO NO AMAPÁ CHEGA A 80% APÓS ACIONAMENTO DE UNIDADE DA HIDRELÉTRICA COARACY NUNES

usinaO Amapá está no seu 9º dia de apagão, mas já conta com 80% do fornecimento de energia restabelecido, segundo informou o Ministério de Minas e Energia. O percentual foi obtido na manhã de hoje (11), após a usina hidrelétrica Coaracy Nunes acionar mais uma de suas unidades geradoras, ampliando em 25 MW o fornecimento de energia para o estado.

Enquanto isso, segue a expectativa em torno dos trabalhos de deslocamento de mais 2 transformadores para a Subestação Macapá, que sofreu um incêndio na semana passada e causou o apagão no estado. A energização do 2º transformador na subestação está prevista até o dia 26 de novembro, o que garantiria 100% do abastecimento no estado.

Mas antes disso, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou em uma entrevista que novos geradores termoelétricos de grande porte estão sendo transportados para Santana e Macapá, o que garantirá a plenitude do abastecimento no Amapá antes mesmo da energização do transformador. Com isso, a previsão do ministro é de ter 100% da energia no estado já na próxima segunda-feira (16).

Enquanto isso, no último final de semana, seis grupos geradores da Cummins, totalizando 2 mil kVA de potência, foram enviados de Manaus (AM) para a capital do Amapá. Os equipamentos foram transportados em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão usados para atender serviços essenciais da cidade, como hospitais e abastecimento de água.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of