ABDAN COMEMORA ANÚNCIO DE NOVA USINA E PEDE MAIS REFORMAS PARA QUE O SETOR NUCLEAR CONTINUE EM ASCENSÃO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

celso-cunhaO setor nuclear brasileiro está concluindo a semana com um grande motivo para comemorar. O anúncio feito ontem (4) pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, de que o próximo Plano Decenal de Energia (PNE 2031) indicará a construção de uma nova usina nuclear no país soou como música para os ouvidos do mercado. Era um anúncio aguardado por muito tempo pelo segmento. Os motivos para festejar os avanços do setor estão postos à mesa, mas ainda assim não podem desviar o foco de outras medidas estruturantes necessárias para o mercado nuclear nacional. Essa é a opinião do presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha (foto).

Em discurso durante a cerimônia de entrega do Prêmio Honra ao Mérito Nuclear, realizada no Rio de Janeiro, Cunha celebrou o anúncio dos planos do governo para a construção do que seria a quarta planta nuclear brasileira. “A indicação de uma nova usina nuclear nele [no PDE] tirará as ações do campo das intenções e as colocará no foco da execução. Estamos ansiosos por este anúncio pelo Ministério de Minas e Energia”, afirmou. Contudo, o presidente da associação pede pressa em reformas nos setores de mineração de urânio e medicina nuclear. Ele também frisou que o país precisa de fato tirar o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) do papel, para dar autossuficiência ao Brasil na produção de radiofármacos usados no tratamento e diagnóstico do câncer.

WhatsApp Image 2021-11-04 at 12.03.35Por fim, Celso Cunha destacou ainda que o Brasil precisa começar a olhar com carinho para o tema de pequenos reatores modulares (SMRs). “A Marinha pode ajudar muito neste sentido com o seu reator que está sendo construído para uso na propulsão do submarino nuclear, que é um SMR”, completou. Além da cerimônia do Prêmio Honra ao Mérito Nuclear, o presidente da ABDAN participou virtualmente nesta semana da Expo Dubai, destacando os recentes avanços da indústria nuclear brasileira.

Leia abaixo o discurso completo do presidente da ABDAN durante a cerimônia do Prêmio Honra ao Mérito Nuclear:

Gostaria de primeiramente saudar o nosso embaixador na missão permanente da AIEA, Carlos Duarte, o saudando, cumprimento a todos os Membros do Governo Brasileiro. Gostaria de cumprimentar ao Almirante de Esquadra Marcos Olsen, Diretor-Geral da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha , o saudando, cumprimento a todos os amigos das Forças Armadas Brasileira. Gostaria de cumprimentar ao Contra-Almirante Antonio Barra, presidente da ANVISA, o saudando, cumprimento a todos os homenageados e aos nossos Associados do Setor de Medicina Nuclear. Gostaria de cumprimentar a todos os demais presidentes das nossas empresas associadas, conselheiros e colaboradores.

O setor nuclear vem dando um grande exemplo de cooperação e união em prol do Brasil, mesmo tendo algumas entidades do setor nuclear que pregam outras visões. Um grande exemplo disto está na criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, recém-criada após 11 anos de debates.

WhatsApp Image 2021-11-04 at 11.14.52A ABDAN, como entidade representativa do Setor Empresarial, com seus 34 anos completados no último dia 27 de outubro de 2021, reconhece aqui, publicamente os resultados obtidos nos últimos anos. Com tudo, vivemos momentos difíceis que a cada ano impõem novos desafios para que avancemos.

Precisamos avançar com as reformas de flexibilização da Medicina Nuclear e da Mineração. Temas estes de suma importância para o Brasil. Construirmos o RMB – Reator Multipropósito Brasileiro é fundamental. A pandemia demonstrou a urgência que temos por este projeto. A iniciativa privada está somente aguardando ser acionada a colaborar na viabilização de sua construção.

Trazer as novas tecnologias, como o uso de “Small Modular Reactor” na matriz elétrica brasileira, poderá acelerar o cumprimento do Plano Nacional de Energia 2050 no que tange a construção de 8 a 10 GW de novas Usinas Nucleares. A Marinha pode ajudar muito neste sentido com o seu reator que está sendo construído para uso na propulsão do submarino nuclear, que é um SMR.

Mais importante que o PNE 2050 é o PDE 2031 que está para ser anunciado. A indicação de uma nova usina nuclear nele tirará as ações do campo das intenções e as colocará no foco da execução. Estamos ansiosos por este anuncio pelo Ministério de Minas e Energia.

Gostaria de agradecer a todos os amigos aqui presentes, nesta data tão importante, quando reconhecemos o grande serviço prestado por nossos homenageados ao Setor Nuclear do Brasil.

Afinal nada surge do NADA. Nós Somos a ABDAN.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of