ABDAN DÁ POSSE A NOVO CONSELHO CURADOR OLHANDO O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NUCLEAR E COMERCIAL DO BRASIL

ededeedeA ABDAN (Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares) reuniu um grupo especial para formar o seu Conselho Curador que tomou posse, no Rio de Janeiro. O grupo se reuniu via internet em função das dificuldades e dos cuidados com a epidemia do Coronavírus. O grupo traçou algumas metas objetivando as ações já em 2020, ano prometido para o importante reinício da usina nuclear Angra 3, fundamental para a matriz energética brasileira. O destaque ficou para o Almirante Marcos Sampaio Olsen (foto à esquerda), que assumiu a presidência do Conselho. Ele focou sua fala na questão da mineração e combustível e também nas possibilidades que o Brasil tem com a exportação.  A abertura do evento de posse foi feita pelo Presidente da ABDAN , Celso Cunha, em reunião secretariada  pelos Vice-presidentes do Conselho Curador Orpet Marques Peixoto e Carlos Isidro Leipner. 

Celso Cunha (foto à direita) disse que a “Acredito que a ABDAN sobe de patamar com a formação desse conselho curador. O nível desse conselho, da deeeeddedenossa diretoria e dos nossos associados, acredito, seja uma espécie de Globe Trotters da ciência nuclear brasileira. Temos hoje um nível internacional. Queremos a internacionalização do setor, atrair empresas para a nossa cadeia de negócios no Brasil , olhando as exportações de produtos e serviços. Nossa visão é bastante ampla. Tanto que em parceria com o Sebrae, queremos atrair pequenas e médias empresas brasileiras para entrar neste segmento especial.”

O Conselho Curador da ABDAN será presidido pelo Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e terá  a seguinte composição: 

4r4r4r4rVice-Presidente do Conselho Curador

Orpet Marques Peixoto – Ex-Vice-Presidente da ABDAN

Vice-Presidente do Conselho Curador

Carlos Isidro Leipner – Ex-vice-presidente da ABDAN, Westinghouse e da Framatome

 Membros do Conselho Curador

Elvira Cavalcanti Presta- Diretora Financeira e de Relações com Investidores – Eletrobrás

Nivalde J. de Castro- Professor do Instituto de Economia da UFRJ e Coordenador na GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico

 Aldo Malavasi –  Ex-Diretor Geral Adjunto do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações – AIEA

 Carlos Henrique da Costa Mariz – Professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência – UFPE e Ex-chefe do escritório da Eletronuclear no Nordeste

 Claudio Rodrigues – Diretor presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – CIETEC – USP/ Ex-Superintendente do IPEN/CNEN.

Beatriz Leme – CEO da UDDO Diagnósticos Médicos

Sergio Malta –  Presidente do SINERGIA – Sindicato das Empresas de Energia Diretor do SEBRAE – RJ

 Clédola Cássia Oliveira de Tello – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN / CNEN

Wilson Aparecido Parejo Calvo – Diretor do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN

Marcel Biato- Embaixador do Brasil na AIEA

 Jose Alberto Aranha –  ANPROTEC ex-Diretor da Incubadora Tecnológica Gênesis da PUC-RIO

 Lilia Mascarenhas Sant’Agostino – Secretária Adjunta da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia

Ney Zanella dos Santos –  Assessor Especial de Gestão Estratégica, Ministério de Minas e Energia

Reive Barros dos Santos – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Aquilino Senra – Professor da COPPE / UFRJ

Fábio Andrade de Almeida – Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

 Luiz Roberto Bezerra –  Superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social – FGV

 CONSELHO FISCAL

NUCLEP-Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A

Genildo Rodrigues de Araújo –  Presidente do Conselho fiscal

INB – Indústrias Nucleares do Brasil S/A

Paulo Horácio de Oliveira Delphim – 

AMAZUL – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Luiz Carlos Brasil Maldonado 

A diretoria executiva da ABDAN, estava presente na posse do Conselho: Vice-Presidente exercendo cumulativamente a função de Diretor Executivo: ANDRÉ LUIZ SALGADO, Vice-Presidente FRAMATOME América Latina;  o Vice-Presidente: IVAN ALEXANDROVICH DYBOV, Presidente da Rosatom;  MICHAEL DEMBRANK, Vice Presidente Westinghouse; além  dos sócios da instituição,   INB – (Indústrias Nucleares do Brasil S/A) Carlos Freire Moreira – Presidente da INB e  Presidente do Conselho de Administração; ATECH – (Atech Negócios em Tecnologias S.A.), Giacomo Feres Staniscia – Diretor de Negócios na Área de Defesa e Segurança;   Presidente da  NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas;  Presidente da AMAZUL (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.), Antonio Carlos Soares Guerreiro;   Presidente; da TECNATOM DO BRASIL ENGENHARIA E SERVIÇOS, Carlos Fernando Othon Martins; Aurea – Triforce Blindagens e Instalações, Sérgio Kahn, diretor;  Também estiveram presentes convidados especiais, que acompanham de perto alguns projetos em desenvolvimento pela ABDAN: Patricia Wiland – Diretora da World Nuclear Association; Antônio Capistrano de Freitas Filho – Secretário de Coodenação de Sistemas do Ministério do Gabinete Institucional da Presidência da Republica; Vice-Almirante Noriaki Wada, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha São Paulo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of