ABDAN E DIAMANTE FIRMAM PARCERIA COM AGÊNCIA ATÔMICA COM FOCO EM CONVERSÃO DE USINAS A CARVÃO PARA NUCLEAR
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a Diamante Geração de Energia e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) firmaram hoje (16) uma parceria para impulsionar o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil. O acordo foi formalizado durante um ato de assinatura em Viena, na Áustria. A Carta de Intenções foi assinada por Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da AIEA; Celso Cunha, presidente da ABDAN; e Jorge Nemr, presidente do Conselho da Diamante.
Com o documento, as três instituições manifestaram a intenção de trabalhar conjuntamente em estudos para a conversão de uma usina termelétrica a carvão em uma instalação equipada com Pequenos Reatores Modulares (SMRs, na sigla em inglês), no âmbito do projeto Coal-to-Nuclear (C2N). A iniciativa também prevê ações de comunicação para ampliar o conhecimento e a compreensão da sociedade brasileira sobre a contribuição da energia nuclear para a transição a uma matriz energética mais limpa.
A parceria inclui ainda o intercâmbio e a disseminação de informações, experiências, boas práticas e conhecimentos técnicos relacionados ao desenvolvimento e à implantação de pequenos reatores modulares. Outro objetivo é avançar na identificação e na estruturação de atividades concretas de cooperação que contribuam para a tomada de decisão da Diamante sobre a possível conversão da usina.
A cooperação resulta de um trabalho conjunto desenvolvido pela ABDAN e pela Diamante ao longo dos últimos anos, com foco na aplicação da tecnologia de SMRs no Brasil. Entre as alternativas analisadas está a elaboração de estudos de viabilidade para a instalação de reatores modulares em usinas termelétricas movidas a carvão, dentro do conceito internacional conhecido como Coal-to-Nuclear.
A AIEA também vem desenvolvendo iniciativas em diferentes países para oferecer suporte técnico a esse modelo de transição energética. Entre suas contribuições está a publicação “Coal to Nuclear: Supporting a Clean Energy Transition”, elaborada a convite da África do Sul durante a presidência do país no G20, em 2025.

publicada em 16 de setembro de 2026 às 16:00 




