ABDAN LANÇA FÓRUM SOBRE REATORES MODULARES E ASSINA ACORDO PARA PREVENÇÃO À CORROSÃO NO SETOR NUCLEAR

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

celso-cunha

Celso Cunha, presidente da ABDAN

A intensa agenda da conferência internacional Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E) está chegando ao fim nesta quinta-feira (29). O último dia do evento, no entanto, também reservou importantes anúncios para a indústria. A Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) lançou hoje, durante a conferência, o Fórum Permanente sobre os Pequenos Reatores Modulares (SMRs). O novo organismo foi oficialmente apresentado ao mercado durante uma cerimônia virtual com as presenças do presidente da Abdan, Celso Cunha, e do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

A criação do Fórum sobre SMRs foi antecipada nesta semana pelo Petronotícias. Na cerimônia de hoje, o presidente da ABDAN destacou que o mundo inteiro está interessado nessa tecnologia, que é disruptiva para o setor por trazer uma série de vantagens. “É com muito orgulho que anunciamos que a ABDAN acolherá diversos agentes nesse fórum e dará o suporte necessário para a participação de todos nesse colegiado, que irá reunir-se três vezes por ano”, afirmou Cunha.

O fórum será composto por representantes das seguintes entidades: EPE, Ministério de Minas e Energia, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, diretoria de Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha do Brasil, Centro de Pesquisa da Eletrobras – CEPEL, ABDAN, Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Institutos de Pesquisa.

Cunha disse ainda que o fórum terá um conjunto de metas envolvendo questões regulatórias, discussões sobre custos, entre outras. “Para tanto, já conversamos com nossas empresas associadas que possuem interesse nesse assunto. Essas companhias estão demonstrando interesse nesse fórum e isso para nós é extremamente importante”, afirmou.

Thiago Vasconcellos Barral Ferreira

Thiago Vasconcellos Barral Ferreira

O presidente da EPE, por sua vez, frisou que o desenvolvimento do tema de SMRs no Brasil necessita de uma soma de expertises e conhecimentos. A estatal começou a ter contato com a questão dos reatores modulares a partir de 2018. Desde então, segundo Barral, a EPE vem aprofundando-se no assunto, chegando à conclusão de que essa tecnologia é promissora no contexto da transição energética.

O Fórum Permanente sobre SMRs é um ambiente extremamente promissor para que possamos, periodicamente, levar os resultados dos trabalhos da EPE, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e apresentar as evoluções desses estudos sobre SMRs. Também poderemos colher os alertas, as contribuições e as percepções do mercado e das instituições brasileiras. Vamos usar o Fórum Permanente como local para congregar e interagir com atores interessados”, declarou Barral.

A ABDAN também fez hoje uma cerimônia virtual para celebrar a assinatura de um acordo com a Association for Materials Protection and Performance (AMPP). A ideia com a parceria é fazer uma troca de experiências para melhorar o progresso científico e tecnológico no combate à corrosão, tópico crucial para o segmento nuclear.

O tema da corrosão é extremamente sensível. Ter o apoio da AMPP é muito importante para nós aqui no Brasil, pois poderemos contar com o suporte e os treinamentos da associação em nosso país. Acreditamos que essa parceria vai poder colaborar bastante com essa ascensão da tecnologia nuclear no Brasil”, comentou Celso Cunha durante a cerimônia.

A parceria entre a ABDAN e a AMPP visa proporcionar um intercâmbio efetivo entre as partes. Pelo acordo, os funcionários das associadas da ABDAN poderão optar por uma carreira em prevenção da corrosão e desenvolver o conhecimento e as habilidades fazendo os treinamentos da AMPP de sua escolha. Além disso, a ABDAN poderá ainda realizar cursos, públicos ou internos em suas instalações, previamente acordados com a entidade americana. A AMPP foi representada na cerimônia de assinatura do acordo pela diretora Cynthia O’Malley.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of