POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAM CRIME AMBIENTAL CONTRA O RIO PIRACICABA EM AMERICANA

cesarO Rio Piracicaba estava acostumado a jogar água para fora, mas só quando chegavam as lágrimas de alguém que chorava por amor. Hoje, ele joga água para fora, mas pelo excesso de poluição que é despejada dentro dele, principalmente no trecho da cidade de Americana, em São Paulo. Com tanta poluição e tanto esgoto, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal receberam uma grave denúncia sobre este problema e agora estão investigando a prática de crime ambiental. A denúncia é sobre o despejo irregular de esgoto doméstico e efluentes industriais sem tratamento adequado jogados no Rio Piracicaba, que apresenta concentrações de matéria orgânica até quatro vezes superior ao permitido pela legislação. Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia com atuação em soluções sustentáveis, diz que se não houver um descarte correto de efluentes industriais aos recursos hídricos, eles causarão problemas graves ao meio ambiente, com significativos impactos ambientais: “Sem receber um tratamento adequado, esse efluente pode causar danos irreparáveis à água, ao solo e ao meio ambiente como um todo”.

O famoso Rio Piracicaba, em São Paulo, sofre com efluentes jogados sem tratamento em seu leito

O famoso Rio Piracicaba, em São Paulo, sofre com efluentes jogados sem tratamento em seu leito

Para Leo Cesar Melo, já existem modernas e diferentes soluções para o tratamento de efluentes industriais, que podem ser aplicadas de forma customizada pelos diferentes segmentos: “Há variáveis que devem ser analisadas caso a caso. É preciso considerar, por exemplo, o tamanho da produção, o que e como se produz, gerando resíduos que merecem tratamento diferenciado também”. No Brasil, o órgão responsável pelo estabelecimento de normas a respeito do tratamento de efluentes é a CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Além disso, a Lei de Crimes Ambientais também pode ser aplicada em casos de prejuízos ao meio ambiente, envolvendo fauna, flora, recursos naturais e patrimônio cultural brasileiro.

Para lembrar, a Allonda é uma empresa de engenharia focada em soluções sustentáveis e possui uma equipe com cerca de 1.500 profissionais, incluindo engenheiros especialistas em diversas disciplinas para permitir uma atuação de qualidade. Há 20 anos atende o setor industrial e de infraestrutura, acumulando centenas de entregas relevantes nos mercados de Alimentos, Bebidas, Construção Civil, Metalurgia, Siderurgia, Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Portos, Energia e Saneamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of