ABESCO APONTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO MELHOR SOLUÇÃO PARA DIMINUIR EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA

Rodrigo AguiarO setor energético é o maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) aponta a eficiência energética como principal opção para diminuir o aquecimento global. De acordo com a associação, o desperdício anual de 60TWh de energia faz com que sejam emitidos 10 milhões de toneladas de CO2.

De acordo com o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar (foto), investir apenas da diversificação da matriz brasileira de energia não será suficiente para que as emissões sejam contidas. A melhor opção, segundo ele, é a ampliação de iniciativas que visam a eficiência energética.

Um estudo desenvolvido pela PricewaterhouseCoopers (PwC) dá as bases para Aguiar. De acordo com os pesquisadores, 92% da redução da intensidade de carbono atingida em 2012 foi devido a melhorias em eficiência energética, enquanto os outros 8% foram relativos à mudança para fontes mais limpas.

A solução para a Abesco é a retomada do Plano Nacional de Eficiência Energética, além da  implantação de políticas de curto prazo. A soma desses esforços representaria a  não construção de uma usina de 14,4 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of