AIEA DEBATE BENEFÍCIOS DA GERAÇÃO NUCLEAR PARA FUTURO SUSTENTÁVEL NA COP 21

mikhail chudakovO debate pela adoção internacional de fontes renováveis na indústria vem abrindo um espaço mais amplo para o crescimento da energia nuclear. As vantagens do setor estão em pauta na Conferência do Clima em Paris e foram avaliadas nesta semana pelo diretor-geral adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Chudakov (foto), que debateu com entidades do segmento energético o futuro papel de segurança e sustentabilidade que pode ser desempenhado pela geração nuclear na indústria.

A discussão pautou benefícios da energia atômica em um evento das Nações Unidas dentro da COP 21, com foco em fontes limpas. O encontro reuniu representantes das comissões de Desenvolvimento Industrial, Economia e Meio-Ambiente da ONU. À frente do setor nuclear, Chudakov analisou o potencial de uma geração confiável, moderna e financeiramente acessível do segmento, que figura entre as opções energéticas com baixa emissão de carbono.

“Quando considerada em um contexto mais amplo de desenvolvimento sustentável, a energia nuclear propicia segurança energética e reduz os danos aos ecossistemas e impactos sobre a saúde humana”, afirmou o diretor da agência. De acordo com ele, o setor tem o potencial, com tecnologias inovadoras, “para servir efetivamente à humanidade por um tempo muito longo”.

Além disso, Chudakov destacou o importante papel que pode ser desempenhado pela AIEA na assistência aos países membros do setor com investimentos em infraestrutura. O executivo defendeu a utilização de pequenos e médios reatores no apoio a países em desenvolvimento que avançam no segmento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of