ABIOGÁS CONSIDERA QUE A NOVA LEI DO GÁS PODERÁ REVOLUCIONAR O SETOR COM A CRIAÇÃO DE MUITAS OPORTUNIDADES

A Construção de novos Gasodutos será uma realidade

A Construção de novos Gasodutos será uma realidade

A regulamentação da Lei do Gás publicada por meio do Decreto do Governo Federal, traz  uma grande expectativa do mercado, com repercussões em novos investimentos e expectativa de um desenvolvimento sem precedentes para o  setor. É um enorme avanço inclusive para o  biogás e o biometano como equivalentes ao gás natural. A Abiogás publicou uma nota expressando o sentimento da associação, que o Petronotícias vai replicar alguns trechos. Segundo cálculos da ABiogás, o Brasil tem um potencial de produção 120 milhões de m³/dia de biometano, caso os resíduos gerados pela agroindústria e pelo saneamento fossem aproveitados. Hoje, a produção é de cerca de 500 mil m³/dia. Veja a nota:

 “ A ABiogás acredita que o novo marco legal do gás natural é de extrema importância para o país ao possibilitar a criação de um mercado dinâmico, com atração de investimentos, ampliação da infraestrutura e a retomada da competitividade da indústria nacional. Para a Associação, o biogás terá grande destaque por apresentar diversas contribuições ao setor energético, em especial aos objetivos do programa Novo Mercado de Gás. O biogás pode contribuir muito para o desenvolvimento do mercado, representando:

  1. Aumento da oferta do biocombustível em regiões ainda não integradas por meio de rede de gasodutos (interiorização do gás)
  2. Criação da demanda e atração de investimentos regionais
  3. Ampliação do número de players, favorecendo a competitividade
  4. Substituição de combustíveis poluentes para uso industrial, comercial e veicular, em especial do óleo diesel em frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e maquinário agrícola
  5. Acréscimo da oferta de gás nacional evitando a importação e a necessidade de infraestrutura de portos e escoamento
  6. Mitigação de emissões, sendo o único combustível com pegada negativa de carbono
  7. Geração de energia limpa, com operação equivalente a uma termelétrica, mas com combustível 100% renovável
  8. A Previsibilidade de preços, uma vez que os preços são transacionados em reais, sem exposição aos mercados internacionais de commodities ou ao câmbio.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of