AÇOTUBO CONSEGUE AVANÇAR NO MERCADO E ESTÁ DE OLHO EM NEGÓCIOS NO SETOR DE O&G

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Vamos iniciar o noticiário nesse pós-feriado com mais uma empresa brasileira que está conseguindo superar os desafios impostos pela pandemia do coronavírus. Atuando no segmento de distribuição siderúrgica, a Açotubo está anunciando novos investimentos e bons resultados de negócios, apesar da economia do país ainda sofrer com os efeitos da Covid-19. O diretor-executivo do grupo, Bruno Bassi (foto ao lado), revelou ao Petronotícias que a empresa está se surpreendendo com a reação do mercado. “Imaginávamos uma velocidade menor de recuperação, entretanto, pela diversificação dos mercados de atuação da nossa empresa, essa recuperação tem acontecido de forma acelerada”, afirmou o executivo. Enquanto isso, especificamente sobre a indústria de óleo e gás, a ideia da Açotubo é continuar expandindo seu portfólio em busca de novas oportunidades. “O setor tem trazido resultados interessantes e, apesar de toda essa instabilidade, temos convicção de que estamos no caminho certo. A perspectiva para 2021 é melhor do que 2020”, comentou o gerente executivo Carlos Figueira, que também participou da entrevista.

Como estão os negócios da empresa durante estes tempos desafiadores de pandemia?

Bassi – Apesar dos desafios gerados pela pandemia, a Açotubo não parou. Depois de cuidar da segurança e saúde de nossos colaboradores, entramos em contato com nossos parceiros para garantir o abastecimento a nossos clientes. Mantivemos nossos planos de investimento e, felizmente, o mercado vem nos surpreendendo. Imaginávamos uma velocidade menor de recuperação, entretanto, pela diversificação dos mercados de atuação da nossa empresa, essa recuperação tem acontecido de forma acelerada.

Poderia nos falar como está a atuação da empresa dentro do setor de óleo e gás?

Figueira – Embora o Grupo Açotubo tenha atuação em diversos setores, o de Óleo e Gás é um dos mais relevantes, sempre atuando de maneira estratégica e com produtos com maior valor agregado. O setor tem trazido resultados interessantes e, apesar de toda essa instabilidade, temos convicção de que estamos no caminho certo. A perspectiva para 2021 é melhor do que 2020.

Quais são os planos para este mercado?

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Carlos Figueira, Gerente Executivo da Açotubo

Figueira – Temos nos mantido atentos às futuras oportunidades, seja aumentando nosso portfólio de produtos, entre eles Tubos de Aço Carbono e Inox, Conexões, Aços e Chapas de Inox, assim como mantendo forte engajamento em novas tecnologias e, principalmente, capital humano. Hoje, o segmento de Óleo e Gás tem demonstrado que o potencial existente jamais poderá ser subestimado. Foram inúmeros investimentos na última década, e um país promissor como o Brasil não pode deixar essa demanda esquecida.

Que outros mercados despertam interesse da empresa?

Bassi – Estamos atentos a todos os mercados onde o aço seja demandado e seguimos firmes em nosso propósito de atender com presença solucionadora – clientes que transformam aço em negócios vencedores. Entretanto, atualmente percebemos uma maior movimentação na construção mecânica, com destaque para os segmentos agrícola e implementos rodoviários.

Quais serão os planos de expansão da empresa para os próximos anos, tendo em vista os desdobramentos da pandemia?

Bassi – Acreditamos no futuro do país e mantemos foco no longo prazo. Nossa visão, que é ser reconhecida como uma empresa presente, conectada, trabalhando com pessoas comprometidas e com o foco do cliente, entregando sempre soluções competitivas, é mais válida do que nunca.

A empresa anunciou dias atrás um novo investimento para criação de uma unidade de conexões. Poderia falar mais a respeito?

Bassi – Antes mesmo de qualquer sinal da pandemia do novo coronavírus, o Grupo Açotubo lançou o planejamento estratégico 46 anos +, um conjunto de ações e posicionamentos para guiar a empresa por mais meio século de mercado, fortalecendo sua estrutura de negócios com tecnologia, desenvolvimento humano e maior integração de questões de responsabilidade social e de sustentabilidade.

O Grupo manteve os movimentos previstos para o ano de 2020, sendo o exemplo mais recente o investimento de R$ 23 milhões em uma nova estrutura para a Divisão Conexões. O valor foi dividido entre R$ 17 milhões para a aquisição do imóvel e R$ 6 milhões para reforma e instalações. O empreendimento, com 7 mil m², usa tecnologia de ponta para agilizar a operação e controlar estoque com foco em maior economia e otimização logística.

A expectativa é manter este ritmo de crescimento, sempre observando as necessidades de mercado para criar oportunidades de negócio com base em um portfólio completo de produtos e soluções especializadas e suporte de um atendimento técnico e ágil.

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