ACRON COMPROU A FÁBRICA DE FERTILIZANTES UFN-III DA PETROBRÁS, ANTECIPOU TEREZA CRISTINA

Tereza-Cristina-640x471Às vésperas da viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, antecipou que o grupo russo Acron fechou a compra da  Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) da Petrobrás, em Três Lagoas (MS). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4), durante um evento na Câmara de Vereadores do município. Cristina disse que recebeu a notícia hoje pela manhã do presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A ministra não entrou em detalhes sobre os valores da transação. Até o fechamento desta reportagem, a Petrobrás não havia se manifestado sobre o assunto.

Para lembrar, no final do mês passado, Silva e Luna viajou ao Mato Grosso do Sul para conversar com o governador do estado, Reinaldo Azambuja. O tema do encontro foi justamente o futuro da UFN III. A Petrobrás começou a construir a planta em setembro de 2011, mas as obras foram interrompidas no final de 2014.

Atualmente, a UFN-III está com avanço físico de cerca de 81%. Após concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção de ureia e amônia de 3.600 toneladas por dia e 2.200 toneladas por dia, respectivamente. Se confirmado o negócio com a Acron, a conclusão da UFN-III será de responsabilidade do grupo russo.

Petrobrás e Acron já haviam negociado o ativo no passado, mas a primeira tentativa de venda acabou sendo encerrada, sem sucesso, no final de 2019. Em fala à imprensa do Mato Grosso do Sul, Cristina disse que a venda da UFN-III será um dos temas que serão discutidos durante a viagem de Bolsonaro à Rússia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of