BARRIL DE PETRÓLEO JÁ ACUMULA ALTA DE QUASE 18% NO ANO E VOLTA A ENCOSTAR NO PATAMAR DE 100 DÓLARES

plataformaO preço do barril de petróleo Brent está operando em alta nesta sexta-feira (4) no mercado internacional, sendo cotado acima dos US$ 93 – elevação de mais de 2% na comparação com o dia anterior. O insumo já acumula um crescimento de quase 18% em seu valor desde o início do ano, motivado especialmente pela crise entre Ucrânia e Rússia. A disparada no valor da commodity, como se sabe, também causa preocupação no Brasil, já que a política de preços da Petrobrás usa a cotação do barril como uma de suas variáveis.

Outro fator que está influenciando o mercado nesta sexta-feira é o temor de que a tempestade de inverno que atingiu os Estados Unidos resulte em graves interrupções no fornecimento. O fenômeno climático, que aconteceu ontem (3), chegou a interromper o fornecimento de energia em mais de 220 mil casas e empresas no país, nos estados de Texas, Arkansas, Mississippi e Tennessee.

Enquanto isso, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros grandes produtores, como a Rússia, grupo conhecido como OPEP+, decidiu durante esta semana que irá aumentar sua produção em 400.000 barris por dia em março. A medida faz parte de sua política de retomada cautelosa da oferta, que foi atingida no pico da pandemia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of