ADIADO PARA JUNHO DO ANO QUE VEM A ENTRADA EM OPERAÇÃO COMERCIAL DA USINA NUCLEAR DE OLKILUOTO 3

TURBINAA produção regular de eletricidade em na Usina Nuclear de Olkiluoto 3 (OL3), na Finlândia, está prevista para começar em junho de 2022 devido aos trabalhos de revisão e inspeção prolongados da turbina. O anuncio foi feito  pela concessionária finlandesa Teollisuuden Voima Oyj (TVO). A prorrogação dessas obras já atrasou um mês no start-up da usina.  Em maio, a TVO chegou a um consenso com o fornecedor da planta – Areva GmbH, Areva NP SAS e consórcio Siemens AG. O consórcio disse à época  que a planta OL3 estava programada para ser conectada à rede em outubro deste ano e para iniciar a produção regular de eletricidade em fevereiro de 2022.

No final de julho, a TVO disse que o início da produção regular de eletricidade foi adiado por um mês até março de 2022 devido a trabalhos de revisão e inspeção extras da turbina. O comunicado disse que “Durante os trabalhos de inspeção da turbina, o fornecedor da usina decidiu estender a revisão a todas as três turbinas de baixa pressão para realizar mais inspeções nelas” Este trabalho irá adicionar mais três meses de atraso ao start-up do reator, com a primeira criticidade agora prevista para janeiro de 2022, a produção inicial de eletricidade em fevereiro de 2022 e a produção regular de eletricidade em junho de 2022.

O consórcio Areva-Siemens que está construindo a planta OL3,  é solidário com as obrigações contratuais até o final do período de garantia da unidade. A construção do Olkiluoto 3 começou em 2005. A conclusão do reator estava inicialmente programada para 2009, mas o projeto teve vários atrasos e contratempos. O combustível agora foi carregado no núcleo do OL3. O reator está agora em uma fase de comissionamento, durante a qual a TVO fará uma nova série de testes funcionais a quente para verificar se os sistemas da planta funcionam corretamente. Os primeiros testes funcionais a quente – realizados sem combustível nuclear no reator – foram concluídos em 2018.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of