AGÊNCIA AMBIENTAL AMERICANA APROVA A CONSTRUÇÃO DO TÚNEL PARA LANÇAR UM OLEODUTO SOB O LAGO MICHIGAN

dedededdedA agência ambiental de Michigan aprovou a construção de um túnel para substituir um polêmico oleoduto nos Grandes Lagos, em Michigan, entre os Estados Unidos e o Canadá. As autoridades estaduais concederam licenças à Enbridge para o projeto do túnel de US$ 500 milhões. A empresa está resistindo à ordem da governadora democrata Gretchen Whitmer de fechar a Linha 5 de Enbridge no Estreito de Mackinac, que conecta o Lago Huron ao Lago Michigan. Autoridades estaduais disseram que o túnel é uma questão separada da luta pela linha existente. Eles dizem que o pedido de Enbridge para o projeto atendeu aos requisitos legais. Uma outra agência vai decidir se aprova um novo gasoduto para passar pelo túnel, que está programado para ser concluído em 2024. Uma aprovação federal também é necessária para que a obra seja iniciada.

Esse foi um grande passo para resolver um impasse. Um drama que o Petronotícias vem acompanhando há meses, pelo envolvimento de uma empresaeeedde brasileira, a Liderroll, dentro do projeto. A canadense Enbridge tem instalada linhas de gasoduto e oleoduto no leito do Lago Michigan, que abastece a várias cidades no entorno. Um pequeno acidente com uma âncora colocou em risco o oleoduto da linha 5, o que seria um desastre ambiental sem precedentes.

Os canadenses propuseram construir um túnel 30 metros abaixo do leito do lago para passar pelo menos duas linhas de dutos. Uma transportando gás e  outra multiuso. Para lançar 8 quilômetros de linhas dentro de um rfrfffrftúnel de 5 metros, a Enbridge ofereceu a tecnologia brasileira usada no Túnel Gastau, hoje sob a administração da NTS, em Caraguatatuba, sob a Serra do mar, em São Paulo, e outras duas propostas. A população e as autoridades locais,  escolheram em audiência pública a tecnologia brasileira por ser mais econômica, mais rápida, já testada e mais segura. Agora, o próximo passo é ter a autorização federal para iniciar a obra.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of