AGÊNCIA ATÔMICA FAZ PRIMEIRA REUNIÃO DO GRUPO DE VIENA COM PARTICIPAÇÃO DE DOIS BRASILEIROS: LEONAM GUIMARÃES E BENTO ALBUQUERQUE

leonamA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizou a primeira reunião do Grupo de Viena, que reúne líderes da entidade e de mais de uma dúzia de grandes empresas do setor nuclear mundial, com a participação de  Leonam dos Santos Guimaraes, Presidente da Eletronuclear, único brasileiro a compor o  grupo. A ideia é trabalhar em conjunto para promover o papel da tecnologia nuclear no enfrentamento de alguns dos desafios mais urgentes da atualidade. Segundo o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, o objetivo é maximizar o uso da “incrível capacidade do átomo” para combater as mudanças climáticas, tratar doenças, prevenir a fome e muito mais. Os participantes do órgão querem estimular o setor privado e os investidores a realizar parcerias com a AIEA para difundir a implantação de tecnologias nucleares para fins pacíficos.

A reunião inaugural do Grupo de Viena ocorreu na capital austríaca, em paralelo à 65ª Conferência Geral da AIEA, evento anual que congrega os 173 estados-membros da agência. O ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, participou do encontro como convidado especial.
Além da AIEA, as seguintes empresas são membros fundadores do Grupo de Viena: China National Nuclear Corporation (CNNC), Électricité de France (EDF), Eletronuclear, NAC Kazatomprom JSC, Mitsubishi Heavy Industries, Nucleoeléctrica Argentina, NuScale Power, Rolls Royce SMR, Rosatom, SNC-Lavalin Power Group, Teollisuuden Voima Oyj, Urenco e Westinghouse Electric Company.

Leonam dos Santos Guimarães falou que as tecnologias nucleares são amplamente utilizadas globalmente – direta ou indiretamente – ajudando a melhorar a vida de bilhões de pessoas, mas ainda há espaço considerável para expansão: “O Grupo de Viena pretende, justamente, acelerar e ampliar a contribuição dessas tecnologias para cumprir as metas ambientais, sociais e econômicas mundiais e melhorar a saúde e o bem-estar da população”, conclui.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of